19 junho 2007

Ilhéus pode retomar as rédeas do seu destino

Gerson Menezes


No último domingo, dia 17, o diretório municipal do PSDB de Ilhéus reuniu filiados e convidados no hotel Jardim Atlântico para a apresentação do seu pré-candidato a prefeito nas eleições de 2008. Trata-se do padre Nildemar, ex-pároco da igreja matriz de São Sebastião, na cidade de Ilhéus. Por demais conhecido, o nome do padre Nildemar foi cogitado por quase todas as siglas partidárias na eleição passada. Uns querendo o seu nome para encabeçar a chapa majoritária, e outros buscando o seu apoio.

Possuidor de um enorme carisma, padre Nildemar se destacou pela sua formação intelectual e, pelas suas pregações de cunho social, nas quais demonstrava a sua preocupação para com o povo carente sem, no entanto, adotar a linha da “igreja revolucionária dos pobres”. Transferido para a paróquia de Ipiaú, no final do ano passado, ele não rompeu os seus vínculos com Ilhéus e o seu povo. Finalmente, agora tomou a decisão de aceitar o convite de assumir a candidatura para disputar o executivo ilheense.

No atual quadro político de Ilhéus, no qual nada de novo se apresenta, o nome de Nildemar desponta como a única proposta de renovação política realmente capaz de enfrentar e de vencer as pretensões de retorno e de continuísmo. Mesmo sendo um clérigo da igreja católica, possui livre trânsito em todas as religiões, pela postura de equilíbrio e de união que sempre manteve com as demais profissões de fé.

O lançamento da sua pré-candidatura, por certo, vai ser um balde de água gelada nas pretensões de muitos dos que, de forma pretensiosa e aventureira, se insinuavam na disputa futura. A mesmice que se apresentava foi rompida, dando aos ilheenses uma alternativa de mudança e de real esperança de sair do marasmo administrativo e de ausência de compromisso com a história e o futuro ao qual o município e a população de Ilhéus foram relegados pelas suas últimas administrações.

Por certo, o PSDB buscará a formação de uma ampla aliança em torno da candidatura do padre Nildemar, alicerçando-a acima de tudo com um projeto de desenvolvimento e de moralização para com a coisa pública, que sejam capazes de sensibilizar a população sofrida.
Espera-se que os verdadeiros formadores de opinião de Ilhéus, todos aqueles que ultimamente se envergonham por verem o nome da sua cidade achincalhado e levado à inconseqüência absoluta, unam-se em torno desta real e verdadeira oportunidade de resgate da vida pública ilheense.

E que estejam preparados para o enfrentamento, que nem sempre se dará ao nível das idéias e das propostas, mas, e inconsequentemente, das fofocas das esquinas, do calçadão da Paranaguá e dos veículos de comunicação em mãos do poder dominante. O povo de Ilhéus terá a oportunidade de tomar em suas mãos as rédeas do seu verdadeiro destino. Que não o desperdice.

Gerson Menezes é publicitário

6 comentários:

Anônimo disse...

Este negócio de retomar as rédeas do destino muito me lembra aquela música da cris nicolotti... Ou seja:

No dia que você mandar alguém tomar no c.. você assumirá as rédeas do seu destino...

Anônimo disse...

Não vejo aonde esteja esta tal moralização.

Quem deve a cigano e tem que vender a casa da familia pra pagar os debitos.

Que necessidade tem um padre de dever a cigano?

Unknown disse...

Um padre do Tucanalha para prefeito??? Fala Sério!!!
É disso para pior!!!

Anônimo disse...

Zelão para Anônimo (primeiro)

talvez seja mesmo por aí sêo anônimo. Mandar muitos desses espertalhões de Ilheús tomar no C..., não deixa de ser uma boa solução por parte do povo. KKKKKKK

Anônimo disse...

Esse país está mesmo perdido. Não se pode confiar mais nem nos padres!

Anônimo disse...

Esse maluco está de brincadeira, esse padre é carismático e tb problemático. Meteu-se com agiotas e dizem que foi até pressionado por ciganos. CUIDADO ILHÉUS !!!