27 janeiro 2008

Professora discrimina e ofende alunos na Facsul

Andréa é acusada de discriminar
turma de Serviço Social da Facsul

O caso é grave e somente será publicado aqui porque foi suficientemente apurado. Na noite de quinta-feira, dia 24, a coordenadora do curso de Serviço Social da Facsul, Andréa Sauer, destratou toda uma turma de alunos, utilizando como critério a origem social deles.

Andréa foi chamada para apurar um caso de fraude em uma prova da disciplina Sociologia. Teria todo o direito de repreender moderadamente e até reprovar os alunos envolvidos no episódio, mas o que fez foi extravasar o seu preconceito contra os estudantes.
.
Segundo alunos ouvidos pelo blog, a coordenadora referiu-se a eles dizendo que não queria "alunos incompetentes" em seu curso, pois isso viria denegrir a sua imagem como professora. Afirmou ainda que "o dinheiro de vocês não é bem-vindo".
.
A turma que ouviu o desaforo
é toda formada por alunos que ganharam desconto para entrar na Facsul. Enquanto a mensalidade normal do curso é de aproximadamente R$ 400,00, os "incompetentes" pagam R$ 295,00.


Estudantes disseram que Andréa Sauer gosta de alardear o fato de ter estudado na Alemanha, o que para eles seria uma forma de diminuí-los. Outro hábito seu é comentar os "erros" dos alunos com seu marido, o secretário de Educação da Bahia, Adeum Sauer.

Os alunos acreditam que a discriminação externada pela professora tem a ver com o preço que pagam pelas mensalidades. "Já fomos interessantes para o curso, mas agora eles parecem querer que nós desistamos para abrir vagas para outros estudantes, que paguem o valor maior", deduz uma aluna que prefere não ter seu nome divulgado.

As ofensas contra a turma não são exclusividade da coordenadora. A professora da disciplina Metodologia Científica, Alesselma Pereira, chamou publicamente os alunos de analfabetos. Uma das vítimas do desacato queixou-se à Andréa Sauer, em sala de aula. A coordenadora não titubeou: "analfabetos não, vocês são semi-analfabetos".

EDUCAÇÃO
A origem do problema ocorrido na Facsul é comum às demais instituições privadas de ensino superior, que abrigam um grande número de alunos provenientes da rede pública, com suas históricas e conhecidas deficiências.

Como sabem, ou deveriam conhecer tal circunstância, os professores e coordenadores dos cursos precisam estar preparados para lidar com as dificuldades dos alunos. Discriminar, xingar e humilhar só serve para enfatizar o lado negativo, quando o correto seria estimular, ajudar a corrigir. Não seria esse o papel do educador?

A coordenadora do curso de Serviço Social precisa mudar sua postura, com exceção do hábito de contar ao marido as falhas dos seus alunos. Estar mais ciente dessas deficiências pode ser um bom começo para o secretário de Educação desenvolver políticas que ajudem a ampliar a qualidade do ensino público na Bahia, por certo o caminho para melhorar a instrução nos demais níveis.

33 comentários:

Anônimo disse...

Não vão publicar o meu comentario sobre o ato de preconceito da professora andrea não é? O que houve?

Será que esse blogueiro está condescendente com o nazismo ou com a sociedade secreta da facsul?

Toscko disse...

"Marti",

Não podemos invadir a privacidade das pessoas. E você invadiu ao usar o termo "ex"...

Por isso, não publicamos, caríssimo leitor.

Anônimo disse...

Certíssimo sr. tosko,aqui não é espaço para se atingir a honra das pessoas. Devemos sim, denunciar todo tipo de maracutaia com as coisas públicas e esses tipos de preconceitos, que não levam a nada.
Fiquei triste ao ler a notícia, tenho simpatia pela prfª Andréa e acredito que ainda há tempo dela se justificar, não acredito que pense desta forma,de qualquer maneira,seria muito interesante que o blog tentasse um contato com a professora, e ouvisse dela as razões, se errou, gostaria de tirar essa má impressão.

Anônimo disse...

O fato do colega acima ter "simpatia" pela Professora Andréa, não tira dela, as responsabilidades dos fatos apresentados.

O Blog foi muito feliz em informar que as denuncias são gravíssimas.

Se os alunos são analfabetos ou semi-analfabetos, há no mínimo uma deficiência no exame realizado por essa instituição para selecionar seus alunos.

Qual criterio a professora utilizou para denominar os alunos de semi-analfabetos???

Mas grave do que uma instituição de ensino superior ter alunos "pobres", "analfabetos" ou "semi-analfabetos" é ter como coordenadora do Curso de Serviço Social uma professora altamente preconceituosa.

Seguindo a linha de raciocínio do amigo acima, todo e qualquer delito pode é justificável, basta que você tenha um boa justificativa.

Anônimo disse...

Prezado master.Um erro por mais infeliz que seja,não tira de nós a responsabilidade de nossos atos.(Não disse isso) Se a profª Andréa cometeu erro,tem o direito(se quiser) de se justificar,ou não. Até mesmo permanecer errando é um problema dela, certo? Agora é preciso deixar claro que, quando nós humanos queremos e aí se aplica a vc tb(master) se faz qualquer coisa. Boa ou má. Inclusive não gostar de "A" ou "B" e ai agente faz ou deixa de fazer, não é isso mesmo Dr. Master? e as vezes fazemos de conta que não é conosco, sobretudo quando é parente, amigo.A não ser que master seja o homem perfeito....

Anônimo disse...

Assíduo, fica evidenciada sua parcialidade. Como o senhor tem “simpatia” pela professora já está esclarecido.

Seguindo seu argumento, não devia existir imprensa, afinal de contas todos nós erramos, portanto, nenhum de nós poderá informar, criticar ou denunciar.

Assíduo diz: "aqui não é espaço para se atingir a honra das pessoas"

E a honra dos estudantes onde fica??

O erro seria apenas "um problema dela" se, somente se, a única prejudicada neste erro fosse ela. Como não foi nem prejudicada nem a única (e sim autora do crime de discriminação), cabe as devidas investigações.

Tente se colocar na situação dos estudantes (não na situação de simpatizante da professora), assim ficará mais fácil à compreensão da denúncia

Anônimo disse...

Caros eleitores, cidadãos e contribuintes.
A professora Andreá Sauer é uma das coordenadoras da pré-campanha da senhora Feitosa, junto com a ex-sindicalista Miralva Moitinho. Agora imagine como será o tratamento dispensado ao PPP (Pobre, preto da periféria), caso essas senhoras assumam o poder público do município. E o pior não é nada! Elas vão mandar em Itabuna, porque Dom Simões quer. Pegando carona em Gregório de Matos: "Triste Bahia..."

Anônimo disse...

A questão é que eles não precisam mais desse tipo de dinheiro, vindo dos bolsistas e afins, digo isso por essa instituição, a única privada, ter firmado com o estado um convênio com verbas federal, de três milhões de reais, isso pra prestar um serviço que as publicas é que deveriam estar sendo prioritariamente conveniadas.

Vale salientar, que nessa instituição trabalha a mulher do secretário de educação do estado da bahia, a madame Andréa Sauer -assessora e braço esquerdo, porque o direito é de Miralva Moitinho, da prefeiturável Juçara Feitosa -, a irmã do secretário, o irmão do secretário, a cunhada do secretário, o cunhado do secretário e mais umas ex alguma coisa.
Diga-se a bem da verdade que todos são muito competentes dentro de suas profissões, inclusive as ex alguma coisa.

Será que não foi um ataque de estrelismo por parte de um dos sócios diante da folga financeira imediata e futura da instituição de ensino?

Anônimo disse...

Prezado Master, como vc distorce as palavras.Agressivo,ás vezes,imaturo outras. Com esse contorcionismo verbal o que pretende? Pelo que escreveu acima, nota-se que é um militante de alguma agremiação oposicionista aos dirigentes estaduais, não? Querer transformar um episódio de um erro neste cenário de Guerra, denota muita raiva e sobretudo um espírito de revanchismo.Não tenho procuração para defender nenhuma dessas pessoas citadas acima, mas com certeza, cá da minha "parcialidade"
vejo claramente uma pontinha de inveja de alguma coisa, o que será sr, MASTER!!!!!

Anônimo disse...

Assíduo, voltando ao assunto postado no Blog, se as denúncias forem fundamentadas, o episódio é grave e deve ser apurado.

Minha corrente partidária, não interessa, o que interessa é que as acusações são graves.

Amiguinho não sou militante de corrente partidária alguma, imagina-se que o fato de criticar alguém do PT, logo deve ser alguém do DEM, PSDB ou outro partido de oposição. Lembre-se que em nenhum de meus comentários coloquei em evidencia o fato da professora ser filiada ao PT. Os fatos são atribuídos a Professora e Coordenadora do Curso de Serviço Social, não a Andréa Sauer esposa do secretário de educação e militante do PT.

Independentemente da corrente partidária da professora, foi um episódio lamentável.

A gravidade das acusações é um problema supra partidário.

Escreva de forma correta, com argumentos fundamentados e não com adjetivos vazios como "imaturo", "agressivo" ou "invejoso".

Com esse meu "cotorcionismo verbal" pretendo esclarecer que o episódio é grave, ou você tem alguma dúvida?

Abraços a todos

Anônimo disse...

Leitor Ilheense..
\faltou informações tipo: os alunos fizeram o B. O. (beletim de Ocorrência) na Delegacia de Polícia?, Denenciaram ao Ministério Público? As entidades de defesa dos Direitos Humanos? Câmara Municipal? Deram entrevista ao Correio da Bahia? Falta ação!

Anônimo disse...

CALMA COLEGAS.
QUERIDOS ALUNOS, NÃO LEVEM TÃO A SERIO ESSES INTELECTUAIS POS GRADUADOS EM INSTITUIÇÕES DE PAISES DE PRIMEIRO MUNDO. LA ELES ESTUDAM EM INSTITUIÇÕES IGUAIS OU PIORES QUE A DE VOCES.OBSERVEM A MANEIRA COMO SE COMPORTAM E COMO A NATUREZA DOS SEUS CONHECIMENTOS AFLORA.

Anônimo disse...

Grave,é o comportamento de Juizes,Promotores,Desembargadores,Prefeitos,Vereadores,Reitores,que comentem diariamente arbitrariedades,esquemas e alguns chegam á paginas de jornais, outros nem tanto. Gravíssimo foi o Assassinato de vários jornalista e Manoel Leal, hoje fazendo 10 anos, e muitos ainda estão impunes.Muito grave é a fome, o desemprego,a falta de respeito de muita gente que se arvora em paladino da justiça,defensores direitos humanos para bandidos. Advogadinhos malandrinhos.!!!!!Muito Grave está o esquema na Santa Casa de Misericórdia, no Hospital de Base, sem que isso sejam levantadas vozes ou ações contra esses desmandos. Isso sim é muito Grave, gravíssimo.
Gravíssimos são "jornalista" jabazeiros que tem aos montes neste sul da Bahia, e como tem????

Anônimo disse...

Assíduo, entendo que a professora tem sua simpatia, mas porque não incluiu no seu rol de gravidades?

"Grave é Professora universitária e coordenadora do curso de Serviço Social discriminar alunos"

Anônimo disse...

ASSISUO: Quem são os "jornalistas jabazeiros" do sul da Bahia?
Chegou a hoara de dá nome aos bois!!!
Repito: Quem são os "jornalistas jabazeiros" do sul da Bahia?

Anônimo disse...

A questão toda está no fato de ser a Esposa do Secretário de educação do Estado, só isso, mais nada.Se a professora não fosse quem é, ninguém teria toda essa preocupação ? NINGUÉM SE PREOCUPA COM O OUTRO, AS PESSOAS ESTÃO PREOCUPADAS COM ELAS MESMAS, OU EM ALGUM INTERESSE.Vamos deixar de hipocrisia, tem muita gente aí aprontando coisas piores:ANDREA É (ou foi sei lá !)ESPOSA DE ADEUM. Vai pagar, não pelo "crime" de discriminação. Está pagando pelo status. É aí que mora o perigo da DISCRIMINAÇÃO. Quero agora concordar com vc num ponto.Apesar de não ACEITAR a forma como está se tratando o problema,a questão da ofensa,pode ser feita uma retratação. Por isso aguardo um posicionamento da FACSUL, ou da profa.Tem que vir se explicar, isso é o mínimo que se espera. Ponto Final.

Anônimo disse...

Assíduo, como eu coloquei antes, independentemente de quem cometeu o crime, o episódio foi lamentável. Lembre-se que a professora a coordenadora do curso de Serviço Social.

Não podemos justificar o erro da professora ou compara-lo com erros de maior ou menor gravidade.

Seguindo seu raciocínio se alguem for detido por roubo e aparecer um detido por homicídio, logo, o delegado deve liberar o que cometeu o roubo por ser um delito de menor gravidade.

Se bem que ela deve pagar também pelo seu status, pois ela não se cansa de falar que estudou na Europa e que a filha estuda lá. Como é bem qualificada, deveria ter dado o exemplo e não ter cometido uma infantilidade como essa.

Todos nós somos passíveis de erro, creio que ela fazendo uma retratação verbal ou escrita, já seria um bom começo!

Mas vamos esperar...

Anônimo disse...

Um tal de “Assíduo Leitor” disse aqui que “Gravíssimos são "jornalista" jabazeiros que tem aos montes neste sul da Bahia, e como tem????” (sic).

Eu quero saber:
01) Quem são os "jornalistas jabazeiros" do sul da Bahia?

02) Chegou a hora de dá nome aos bois!!!

03) Quem faz Jornalismo ou é picareta em Itabuna e no sul da Bahia?

04) Senhor “Assíduo Leitor”, vamos acionar o Sinjorba-Sindicato dos Jornalistas, a ABI-Associação Bahiana de Imprensa para apurar essa grave denúncia.

05) Essa afirmação não pode, não deve e nem ficará em brancas nuvens.

06) Repito: Quem são os "jornalistas jabazeiros" do sul da Bahia?

07) Essa história vai render e como vai, porque neguinho – branquinho também – vai ter que dizer publicamente quem são os “jornalistas jabazeiros”.

08) Porque, se for Jornalista, não é “jabazeiro”; se for “jabazeiro”, não pode ser Jornalista.

09) Vamos pra diante!!!!

Anônimo disse...

Esse "um jornalista" irritadinho,eu conheço!!! rsrsrs já começa a se entregar.... Olha o jabá aí gente!!!!!!

Anônimo disse...

Master, começamos a chegar a um denominador comum. Tem que haver uma explicação ou retratação, no mínimo.

Anônimo disse...

Rsrsrsrs, olha o jabazeiro aí se denunciando...

Anônimo disse...

Isso já está virando politicagem, bate boca.
Vão procurar o que fazer.. Um diz uma coisa, o outro retruca.. o outro fala outra..
Só pode ser falta do que fazer.
rsrsrs
Sou aluno de Serviço Social de lá da FacSul e não acredito que a Coordenadora e professora tenha se dirigido aos alunos de forma preconceituosa.
Realmente a professora de Sociologia é rigorosa, com seus critérios, provavelmente os alunos perderam nessa matéria e foram reclamar com a coordenadora.
Na certa como ela não pode aprovar alunos que perdem, eles com raiva resolveram fazer essa ridícula manifestação.
Estudem mais para não perder no próximo semestre.
E os jornalistas, master etc... procurem uma ocupação mais rentável. rsrsrs
O mais coerente foi um que citou isso:
"Grave,é o comportamento de Juizes,Promotores,Desembargadores,Prefeitos,Vereadores,Reitores,que comentem diariamente arbitrariedades,esquemas e alguns chegam á paginas de jornais, outros nem tanto. Gravíssimo foi o Assassinato de vários jornalista e Manoel Leal, hoje fazendo 10 anos, e muitos ainda estão impunes.Muito grave é a fome, o desemprego,a falta de respeito de muita gente que se arvora em paladino da justiça,defensores direitos humanos para bandidos. Advogadinhos malandrinhos.!!!!!Muito Grave está o esquema na Santa Casa de Misericórdia, no Hospital de Base, sem que isso sejam levantadas vozes ou ações contra esses desmandos. Isso sim é muito Grave, gravíssimo."
Isso sim é grave!

Anônimo disse...

Que imaginação fértil hein?
Criar uma história dessas só pra atingir o marido da professora é demais..
É anti-ético essa posição de futuros Assistentes Sociais!
Ridículo!

Anônimo disse...

...a briga vai ser boa, com choros e ranger de dentes!!!

vai ser à base de jabá e dendê, com a participação do velho gonga, do negão de goiás, de dtreme, do príncipe valente, de Adé2, de minha pedinha, da sindicalista, do doutor dantas, dos cururus e da tia mimi!

2008 ainda nem começou, mas a gente vai ver quem tem farinha no saco e ter condições de se sustentar nas "rampas" da vida.

e o semestre será marcado com ações judiciais nos tribunais da vida!

Anônimo disse...

internauta e aluno, opinião de parente e amigo é uma apinião parcial, portanto nao devemos levar em consideração.

Ora !! Um aluno universitário que diz que quem se manifesta, critica, argumenta é uma pessoa "desocupada", fica muito difícil argumentar com uma pessoa que tem este ponto de vista.

Devia ter colocado seu verdadeiro nome "internauta e aluno", garanto que no mínimo conseguirá uma meia-bolsa, por ser o puxa-saco-mor de uma Coordenadora altamente preconceituosa.

Se comentar tópico de Blog é coisa de desocupado, o que vc está fazendo aqui???

Anônimo disse...

Jornalista, ele citou que têm muitos e não todos.

Se a carapuça serviu....

Anônimo disse...

O “Jornalista irritadinho” vestiu a carapuça sim.

Se “tem muitos e não todos”, vamos apontar publicamente esses “jabazeiros”; vamos e afasta-los da profissão e desmascará-los perante à sociedade.

Por isso, o “Jornalista Irritadinho” quer saber: onde estão nos “jabazeiros”: estão na Prefeitura de Itabuna?, na Câmara de Vereadores ?, na Ceplac ?, na Direc-7 ?, nas redações dos jornais ou na Facsul ?

O “Jornalista irritadinho”, com jabá ou sem jabá, já se posicionou: está do lado da Facsul e da professora “preconceituosa” – vítimas do chamado “fogo amigo”, da mão que afaga e apedreja, dos ex-meninos de “Minha Pedinha”, dos ex-assessores de alcaide cassado em São Jorge dos Ilhéus.

O “Jornalista irritadinho” diz que a briga vai ser boa, com choros e ranger de dentes.

A briga vai ser vai ser à base de jabá e dendê, com a participação do Velho Gonga, do Negão de Goiás, de Dtreme, do Príncipe Valente, de Adé2, de Minha Pedinha, da “Sindicalista”, do Doutor Dantas, dos Cururus e da Tia Mimi !

2008 ainda nem começou, mas a gente vai ver quem tem farinha no saco, quem tem condições de se sustentar nas "rampas" da vida e quem dá à cara a tapa, em praça pública!

O semestre será marcado com ações judiciais nos tribunais da vida!

Se segura, malando, porque a máscara vai cair e o “Jornalista irritadinho” já botou o bloco na rua pra o que der e vier, sem medo de ser feliz!

Tenho dito!

Anônimo disse...

Muito bem master,foi no osso do jabazeiro, olha como vistiu a carapuça, heim cara pálida do sul. "jornalista" jabazeiro. Tenho o maior respeito por profissionais sérios. E todos nós sabemos que são e onde estão. Jabazeiro,jabazeiro, pula de galo em galho,hoje é assessor aqui, amanhã é ali, num dia tá num jornal, depois tá em outro, escreve e não assina, mente, ilude,mascara e rouba.
Jabazeiro,jabazeiro, seus dias estão contados JABAZÃO. rsrsrsrs

Anônimo disse...

Itabuna, 29 de janeiro de 2008.

Ofício Coord. Serviço Social da Facsul Nº. 2/2008

Prezado Senhor (a),
Em primeiro lugar o que dizem ao meu respeito são inverdades, calúnias vis. Jamais discriminei meus alunos ou quem quer que seja por questões de classe social, sexo, religião, ideologia, etnia etc.
Ressalto, todavia, que alguns alunos vêm cometendo infrações desde a apresentação de atestado de saúde adulterado, cópias, “colas” da internet etc. e meu discurso, em sala de aula, foi embasado na ética profissional, no comprometimento com o curso, na busca pelo conhecimento.
A posição do Colegiado do Curso de Serviço Social em consonância com a Direção da Facsul não permitirá que essas práticas, tão nocivas, se institucionalizem. Não é porque os alunos pagam a Faculdade que podem exigir lograr êxito sem merecê-lo.
Nesse caso específico, muito nos admirou que um acontecimento tão corriqueiro em qualquer escola ou faculdade, pudesse tomar uma dimensão tão desproporcional. É notória que a veiculação da matéria em si e dos comentários tem um forte conteúdo político, por razões óbvias, e mostra também o preconceito contra o Partido dos Trabalhadores, partido a que sou ideologicamente vinculada.
Ao contrário também do que os senhores (as) afirmam no Blog Pimenta na Muqueca, divulgado ontem, dia 28 de janeiro, o referido caso não foi considerado por nós devidamente apurado, pois alguns dos lados implicados não foram ouvidos: a Coordenadora, a Professora de Sociologia e os alunos que estiveram presentes na sala de aula.
Assim, a Coordenação do Curso de Serviço Social da Facsul se coloca à disposição dos membros do Blog Pimenta na Muqueca, que inclusive me conhecem e sabem de minha trajetória, de meu comportamento e de meu comprometimento com a educação e com as questões sociais. Estou também à disposição de qualquer outro veículo de comunicação e da justiça para os esclarecimentos necessários, com testemunhas e provas.
Na oportunidade, reafirmamos aqui nosso compromisso em formar profissionais conscientes de seu papel no mundo e preparados para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições plenas do exercício profissional.
Cordiais saudações.

Andréa Andrade Sauer
Coordenadora do Curso de Serviço Social da Facsul
Assistente Social – CRESS 1797

Anônimo disse...

Só posso rir..
Olha o bom samaritano que escreve com o codinome "master" e quer criticar, argumentar, manifestar o assunto.
Não sou parente não meu caro, apenas aluno há 4 semestres e sendo acompanhado juntamente com toda a minha turma durante todo esse período. Onde desde o início ela se colocou a disposição da turma para quem precisasse de ajuda em suas dificuldades. Nunca houve ato preconceituoso como citado.
Agora você "Master" pra mim continua sendo um desocupado que só conhece um lado da história, e se manifesta, se expressa, argumenta sem conhecer os fatos.
Mas a verdade deve aparecer na hora certa. Aguarde!
Não mais mandarei mensagens neste blog.

Anônimo disse...

...socraticamente, indaga:

01) Por que o Blog não publicou o "outro lado", a versão, os esclarecimentos prestados pela "professora discriminadora”, no momento da “denúncia” ????

02) Somente hoje, segunda-feira, às 22h30min, publicou uma carta da "acusada" ???

03) Por que o Blog, que está tão pertinho da “acusada”, esposa do secretário de educação, petista como os blogueiros – um deles até recentemente ligado à diretoria regional – foi tão cruel com a coordenadora ?

04) Onde estão os “jabazeiros” ?

Unknown disse...

Caros colegas,

Essa história ou "estória" da Facsul que tem como protagonista a professora Andréa Sauer, isso já está saturado, os aluinos que tem que entrar com uma ação na justiça contra a professora e a instituição, nesse caso, a FACSUL.
Então vamos debater temas mais relevantes e sobretudo interessante, por exemplo, que candidato realmente tem projeto para administrar a nossa queria Itabuna!!

Anônimo disse...

Apesar do tempo, tomei conhecimento a pouco deste lamentável fato. Quem quem conhece um pouco a Primeira Dama da Educação da Bahia(é assim que ela se intitula!) já sabia que a máscara não ia demorar a cair.
Permitam-me fazer uma correção no texto original. Quem foi estudar na Alemanha foi o marido. Ela foi apenas acompanhá-lo.
Tá duvidando? então peça para apresentar algum certificado de lá. Rsss