29 janeiro 2008

Regra e exceção

Editorial do Jornal Agora:

"Integrante do primeiro time da ficção nacional, o escritor Adonias Filho, nascido em Itajuípe, foi reduzido à condição de estrangeiro em sua própria terra. Em concurso da Prefeitura de Itabuna, o autor de As velhas, posto ao lado de Sosígenes Costa, Jorge Amado, Cyro de Mattos e Jorge Medauar, foi destacado como o único da lista que "não nasceu no Sul da Bahia". Erro palmar: Adonias, nome dos mais festejados pela crítica brasileira, nasceu e morreu na região - tendo vivido os últimos anos em sua fazenda de cacau".

Dirão os pragmáticos que esta (des) informação não terá grande impacto na solução dos nossos problemas. Verdade, para quem possui visão apenas de curta distância. Mas nós imaginamos que seja possível aprender com o erro. Ele significa que contratos de prestação de serviços precisam atender a pré-requisitos de competência. E, em casos como este, entre tais pré-requisitos há de constar, como condição sine qua, o conhecimento primário dos valores regionais.

Ao cometer tamanha grosseria, a empresa, com o aval do município, ofende a nossa inteligência. Mais do que isso: se esta informação chegar a algum site de curiosidades (o que é muito provável que aconteça), Itabuna será motivo de chacota nacional, dada à brutal ignorância que nos leva a desconhecer um dos vultos de maior peso na literatura brasileira de ficção. Já se vê que, pelo potencial de "periculosidade" que a empresa representa, ela deveria ter sido, preventivamente, desqualificada.

O crítico Hélio Pólvora identifica Adonias Filho como "exímio e complexo contador de histórias, em cuja obra ressoam as vozes de toda a comunidade sul-baiana" - e salienta que o escritor itajuipense deu a As velhas dimensões de tragédia grega ambientada nas terras do cacau. Lembremonos de que o termo Adonias remete ao mitológico Adônis e chegaremos à provável "explicação" para o disparate do concurso: alguém deve ter concluído, a partir desses elementos, que Adonias (de Aguiar) Filho nasceu na Grécia.


PARA LER O AGORA, CLIQUE AQUI.

2 comentários:

Anônimo disse...

Zelão Pergunta: - CUMA?

Ocês tão se admirando do qui?
Por uma acaso, ocês tavam pensando qui era um concurso "çero"?
Pra uma prefetura guvernada pur um prefeto "anarfabeto isperto", a impreza qui organiza o ta conçurso, só pudia ser mermo de "anarfas" - gramatica e morá.

... Corromperam a ética... Assasinaram a gramática... Corromperam a historia.

Anônimo disse...

Pow! kraio!

Seu ZELAUM:

Eu ja tava fazemdo uns prano aki, dipois q fis a prova pa paçar dirreto, eu tinha u tau du gambaritu q ando pela prefetura, u meu chefi/pai CUMA q del. pençei q ia dar pa fica ate u finau du anu, mas deçe geitu ja vi q descubriran ben antis di paçar u guvernu pa otru.
nau vai dar neim pa dar uns creus nais negas aq du centru firminu auvis. voter qui mi iscomde aqi lomgi mesmu Imlheuzu.