31 janeiro 2008

As bruxas do imaginário de cada um

Gerson Menezes
publixcriativo@hotmail.com

Acredite quem quiser: bruxas existem e elas assombram o imaginário de muitos marmanjos e de muitos políticos. Vez por outra, mesmo tentando negar, extravasam o medo que os apavora deixando escapar em forma de “arroubos de prepotência,” manifesta pelo menosprezo ao adversário.

No fundo dos seus pensamentos, todos sabem que eleições, assim como partida de futebol, só é ganha quando o jogo termina. E com o placar favorável. Então, a nossa pergunta: Por que insistem em exorcizar a candidatura de José Adervan, atribuindo a ela um não-crescimento presente e até futuro? Onde estão as tais pesquisas encomendadas?

Quem acompanhou as lides políticas que se realizaram em Itabuna, nos últimos 25 anos, por certo há de lembrar a primeira eleição de Geraldo Simões, na qual os incautos apontavam para a recondução de Ubaldo Dantas à prefeitura, como fato insofismável e indiscutível.

Ubaldo iniciou a campanha com nada mais nada menos que 52% (cinqüenta e dois por cento) das intenções de voto do eleitorado itabunense, mercê do reconhecimento à sua magnífica gestão anterior. Contra as pretensões de Ubaldo erguia-se a máquina fernandista em apoio ao também ex-prefeito José Oduque.

Era por assim dizer um duelo de titãs, onde todos os demais candidatos eram apontados como meros coadjuvantes. E lá estava, inclusive, Geraldo Simões, na sua terceira tentativa petista, que mais parecia ser uma teimosia idealista de um louco. Nela, nem o próprio PT acreditava, pois tanto a Executiva Nacional, quanto a Estadual negaram o apoio às pretensões de Geraldo, mesmo sendo ele deputado estadual.

Na época, parecia que só nós mesmos acreditávamos na possibilidade da eleição de Geraldo, e por isso éramos tachados de loucos. Escrevemos toda a estratégia da campanha de Geraldo e o respectivo projeto de marketing.

Lembro como se fosse hoje e Geraldo também lembra que nas suas idas à nossa agência, quando o tratávamos por “Senhor Prefeito”, ouvíamos dele o comentário:

“Gosto de vir aqui, porque só aqui eu posso sonhar em ser prefeito de Itabuna, já que nas pesquisas eu não passo dos 2% (dois por cento) das intenções de voto”.

Esse quadro perdurou, mesmo até o meio da campanha. À época, sabíamos que pela primeira vez existiria o voto a partir dos dezesseis anos. Voto este que, a princípio, pertenceria a Ubaldo Dantas porque a sua gestão havia sido marcada pelo incentivo à educação, à cultura e aos esportes.

Somada a isso, ainda existia o fato de que Fernando Gomes, que havia entrado na campanha para lançar a sua candidatura a deputado federal, em uma das suas célebres incontinências verbais, em um showmício realizado na praça “beira-rio”, havia dito, generalizando, que os jovens eram “desordeiros e maconheiros”.

Ubaldo, por sua vez, por um erro de avaliação, ou por exarcebada arrogância política, preferiu abandonar o seu público alvo e partir para a retaliação pessoal contra a campanha de Oduque e Fernando. Daí se estabeleceu a baixaria que se viu, com a vitória de Geraldo e Ubaldo ficando na terceira colocação.

Muitos dirão que “cada eleição é uma eleição!”. Em tese, é verdade. Porém, afirmo aqui que, através de uma análise fria e profissional do quadro atual da política itabunense, só a candidatura de Adervan reúne as condições de vir a ser a última barreira para impedir a eleição de Geraldo Simões. De Geraldo ou de outro nome por ele apoiado.

Digo isso pelo simples fato que muitos temem e por isso mesmo tentam ignorar: a candidatura de Adervan é a única verdadeiramente independente da tutela de Fernando Gomes ou de Geraldo Simões. É também, sem sombras de dúvidas (com o devido respeito às demais candidaturas postas), o único candidato que se preparou tecnicamente para apresentar um novo modelo de administração para Itabuna.

Segundo as pesquisas, 62% (sessenta e dois por cento) da população não aceita mais a repetição do velho e ultrapassado modelo personalista, de improvisos e “compromissos impagáveis”, os quais o povo denomina de “mesmice”.

Igualmente; e isto ficará bem claro ao longo da campanha, é que Adervan não possui nem ambiciona ter um projeto de poder. Um crítico ferrenho dos desmandos administrativos que se acumulam nos últimos vinte e dois anos das sucessivas gestões de Fernando e Geraldo.

Adervan, através das páginas opinativas do seu Jornal Agora, vem sendo, sem baixar o nível das discussões e sem “chantagens”, a mais lida e creditada trincheira em defesa da população itabunense.

Volto a questionar se a candidatura de Adervan não representasse uma real ameaça às pretensões de muitos, porque insistem em tentar inviabilizá-la e desacreditá-la com boatos? Esqueçam Adervan. Exorcizem os seus próprios demônios, ou aprendam a conviver com eles e se conformem em ter de entregar a alma já comprometida.

Gerson Menezes é publicitário

13 comentários:

Anônimo disse...

Essa piada foi boa seu Pimenta, um Anedotario muito engraçado!

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto. O PT & Cia acham que esses " argumentos de pesquisas" são suficientes para mudar a mente de um povo que a cada dia q passa diz NÃO à Geraldo E a Fernando... Gente, o povo quer mudança, e isso vai acontecer!!! Tanto na Câmara como na prefeitura, acreditemos , mudança.
Pra Geraldo tanto faz perder ou ganhar, e isso está provado quando lança a pré-candidatura de Jussara Feiosa... Ah 5 de Outubro , chegue logo pra que " Minha Pedinha" veja que o povo não engole mais suas mentiras...
Seu Pimenta...PUBLIQUE!!!

Anônimo disse...

Caro Gerson quando vc diz que a candidatura de Adervan não esta ligada nem a Fernando nem Geraldo acho que vc esta completamente equivocado, é sú ler o semanario AGORA para saber a quem ele esta ligado, se o Jornal oficial não é o agora não sei se tem outro, sonha vc pode não paga mas que Fernando paga ah isso ele paga.

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde esat este Adervan critico de Fernando e Geraldo, eu particularmente nunca vi....esse texto eh piada ne???

Anônimo disse...

Realmente o autor do texto escreveu, escreveu e acabou por dizer um tremendo absurdo. Dizer que Adervan não é ligado a Fernando só numa mente alucinada como a desse rapaz. Faz uma comparação desmedida entre a 1ª candidatura de Geraldo com a de Adervan, onde esta não existe de forma alguma. Senão vejamos: geraldo há época estava num partido em franco crescimento, tinha um mandato de Deputado Estadual, portanto já tendo passado pela avaliação das urnas. E Adervan, que mandato tem? Já foi candidato a alguma coisa? No início da última administração de Geraldo tentou os benesses da prefeitura e não conseguiu, virou oposição ferrenha e seu jornal foi e é utilizado até hoje como porta-voz do atual governo. E agora vem esse senhor com essa análise absurda e sem pé nem cabeça. Ora! Me poupe meu amigo!!! Mudar com Adervan que sempre esteve atrás dos favorecimentos políticos e das facilidades do poder? Vivemos hoje uma administração municipal capenga, corrupta e inoperante e o autor a coloca no mesmo patamar da administração anterior? Pelo amor de Deus!!!Mudança assim só para pior.

Anônimo disse...

E em Itabuna tambem tem jornal que faz chantagem?

Anônimo disse...

Tenho muito respeito e admiração pelo Sr. Adervan. Só acho impossivel a tentiva de separar Adervan do Jornal Agora. A posição de subviencia adotada pelo jornal ao governo FG, respinga demais na candidatura de Adervan.... ao que me recordo, a única crítica feita pelo jornal nesta gestão de FG, foi quando Adervan viajou e Juvenal Maynart assumiu a direção e deu um "sapeca iaiá" na ecolimpe. No mais..... so flores para essa terrível gestão.... portanto...

Anônimo disse...

Olá!
Chega a ser hilariante quando o articulista gerson Menezes afirma que o Sr. adervan é o unico pré-caNDIDATO sem atralemento ao Sr Fernando Gomes ou Geraldo Simões. Será? Qual o jornal que ajudou a eleger Fernando? Qual o Jornal que até hoje diz que a administração atual é boa? E mais e mais.
Anonimo

Anônimo disse...

Sr. publicitário, dessa vez o tu fostes longe demais. Todo mundo que acompanha o Jornal Agora, sabe que o Sr. José Adervan é um tremendo "puxa saco" do Sr. Prefeito. Tudo bem que nessas ultimas semanas, ele tem dado uma mordidinha na administração, mas no dia seguinte assopra, e como assopra. Lembro-me da era Valderico em Ilhéus, as fases do jornal:
1º momento - Pegou no pé de Valderico;
2º momento - Defendeu-o ardentemente;
3º momento - Voltou a pegar no pé;
4º momento - Tornou a defendê-lo
5º e último momento - "Desceu o pau" no sujeito.

Se isso é independência, tenho que voltar a rever os meus conceitos. Se isso é seriedade, antes de estar no poder, ele já se mostra um igualzinho aos maus políticos.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKK !!!!!!!!!!!!!
é prá rir mesmo. Porque Adervan quer ser prefeito se ele em seu jornal acha Fernando PERFEITO?
Naquele jornaleco não se fala de nada ruim nas hostes fernandistas. è um Governo Perfeito, não tem buraco em Itabuna (nem nas contas nem nas ruas), a saúde tá ótima, o esporte é o melhor do mundo (só tem futebol profissional), tem carnaval, são joão, interbairros todo ano. A educação? não disseram que este modelo de ciclos ia ser extipardo e voltaria a ser seriado?
Porque continua?
Tem água em abundância, não falta em lugar algum, até o tanque do hospital de Base transborda de tanta água.
Adervan, se este governo tá ótimo, porque vç não pede para Fernando continuar e tentar a releição?

Anônimo disse...

Gerson!
Oh! Meu! Ó Paí Ó! Cê passou dos limites, essa sua insanidade pode te levar ao São Judas. Adervan é o maior baba ovo de Fernando Gomes, causa ciumes até em Maria Alice, Pede desculpas pro povo Meu, assim tá demais...PEDE PRA SAIR VAI! PEDE PRA SAIR!!!

Anônimo disse...

Vamos olhar a História. Na gestão passada de GS,o assessor de comunicação Daniel Thame, investiu pesadas publicidades no jornal Agora.
Basta ver os exemplares daquela época.
Agiu por ordem de GS.
Naquele período o Agora,era o preferido de GS. A região que fez toda oposição a FG e campanha para GS, ficou a pão e água. o DS que começou a Circular durante o governo anterior de FG,foi bem abastecido tb.Durante quase todo governo de GS, ele abasteceu com gordas verbas ADERVAN. Depois romperam e FG assumiu o AGORA. Para confirmar o que digo, basta ir a uma biblioteca pública e reler os jornais desta época.
Portanto,a História taí basta consultar.

Anônimo disse...

Gerson Menezes - As críticas e as frutícas!


Quem crítica eu respeito. Quem frutica eu ignoro.
É bom quem crítica, reler o Jornal Agora, editado no primeiro governo de Geraldo Simões. Voltando mum pouco no tempo reler o Agora nas administrações anteriores de Fernando Gomes.
Um veículo de comunicação divulgat "matéria paga de um governo", não significa atrelamento ideologico ao mesmo, nem sibserviência ao governante de plantão. (vide Folha de São Paulo, considerado de oposição ferrenha ao governo do PT).
Tolice também é dizer, que o Jornal Agoar foi mais, ou menos aquinhoado, que o JA no governo geraldista. A diferença númerica se deu porque o Agora era um jornal diário, enquanto a Região era e continua sendo semanário. Pergunterm ao próprio Daniel Thame, quem queria inverter as ordens de valores e ameçar chantagear o governo em nome de uma parceria "não tão histórica" com o petismovide os termos com eram tratados Lula e os petistas).
Ao que me consta, o Agora deixou de publicar a "matérias pagas do governo petista", por falta de pagamento.
O governo de Ferando Gomes, tem o espaço que compra e "paga". No entanto, basta que se leia as colunas de opinião e os editorias (esse sim a verdadeira opinião de um jornal). Quem não se lembra ainda, que foi o Jornal Agora a noticiar em manchete de primeira página o "crime de Marcos Gomes".
Concordo plenamente, quando afirmam que Adervan é oposição a Geraldo Simões. Isso é visível. Adervan é membro fundador do PSDB em Itabuna e só se afastou do partido, quando por uma decisão erronea da executiva estadual o PSDB fez parte da coligação com o PT e elegeu Geraldo no segundo mandato.
É preciso que se respeite a opinião política dos outros e até dela se discorde. Porém, não queiram fazer chafurdar na lama das paixões, as opiniões dos outros.