Itabuna de costas para a Costa do Cacau
Gerson Menezes
publixcriativo@hotmail.com
Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Itabuna fica de fora da rota do turismo de eventos, que por muito tempo foi o seu principal ponto de inserção na Costa do Cacau, pelo seu carnaval antecipado.
Podem alguns argumentar, que em tempo de “vacas magras” é preciso priorizar os parcos recursos do erário público. Isso até seria factível, se víssemos os recursos poupados serem aplicados verdadeiramente (não em notas fiscais) no atendimento à população.
Apesar de criar e manter a estrutura de uma secretaria de turismo, que só se mostra atuante nas colunas sociais que comunicam a participação dos diretores e secretário em congressos e feiras, o governo municipal, insensível, acaba com a realização dos festejos carnavalescos e juninos da cidade.
Pode também parecer que defendemos a realização de uma “festa mundana”, mas o carnaval representa uma grande fonte de movimentação de recursos, que gera emprego e renda, não só para o comércio formal, quanto informal.
Tudo indica que a não realização pelo segundo ano consecutivo do carnaval antecipado em Itabuna é fruto do não planejamento das ações de governo e de picuinhas pessoais do prefeito Fernando Gomes e do seu filho Marcos Gomes, com promotores de eventos que gostariam que a festa se realizasse.
A cidade perde e todos nós perdemos. Foliões ou não, era bom ver a cidade cheia de turistas que lotavam os hotéis, pousadas, bares, barracas e camarotes instalados no circuito carnavalesco. Estranho não ter ouvido qualquer protesto ou mesmo apelo das entidades ligadas ao comércio, principalmente os varejistas de confecções, bares e restaurantes e afins, os maiores interessados. A não ser que eu esteja redondamente enganado quanto aos benefícios que os mesmos pudessem usufruir com a realização da festa.
De uma coisa não abro mão: tenho plena convicção de que a não realização das festas populares tradicionais da cidade é um passo dado fora da rota do turismo da Costa do Cacau.
Gerson Menezes é publicitário
Um comentário:
É seu Gerson Menezes, infelismente seu Resenha tem que concordar com o senhor. A cidade sem o carnaval vai parecer um cemitério de tão vazia que vai ficar, o povo que juntou dinheiro para gastar em Itabuna, com certeza vai migrar o dinhero para outras cidade , e quem perde à cidade. Que deixa de arrecadar mais impostos como ICMS, ISS, venda de camarotes, venda de pontos para ambulantes , isso tudo é dinheiro jogado pelo ralo .E os ambulantes que geralmente neste período ganha alguns trocados mais uma vez vai ficar sem essa graninha extra!Enquanto isso a prefeitura gasta seu parco orçamento municipal em comprar tomografo quebrado, nf sub-faturadas, ou até mesmo pagamentos sem S/NF.E o Ministério Público tá vendo tudo isso acontecer em suas barbas e fica omisso?Por isso mesmo é que o judicíario anda desacrditado em todo o pais!
saudações,
Resenha
Postar um comentário