02 setembro 2006

Briga boa...

A Tarde 02/09/06
Ato do PT supera tucano em Itabuna
ANA CRISTINA OLIVEIRA | SUCURSAL DE ITABUNA
anaco@grupoatarde.com.br

Um dia depois que o candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin, passou por Itabuna e não conseguiu entusiasmar seis mil pessoas que foram ao comício mesmo acompanhado de ACM, Paulo Souto e toda a cúpula pefelista cerca de 10 mil militantes petistas fizeram festa e pararam o centro da cidade, na tarde de ontem, para saudar o candidato ao governo baiano, Jaques Wagner.

Alckmin chegou à noite e se foi como um meteoro. Passou apenas pelo aeroporto de Ilhéus e ficou pouco mais de duas horas no comício em Itabuna. Criticou a ineficiência do governo Lula e creditou o pífio crescimento do Brasil em 0,5%, no trimestre, à política de juros altos do PT, o que, na sua análise, gerou apreensão ao comércio, indústria e a agricultura. Pela manhã Jaques Wagner já estava em Ilhéus, onde participou de uma concorrida caminhada, pelas ruas centrais da cidade.

Acompanhado de candidatos a deputado estadual e federal dos nove partidos coligados e de uma militância empolgada, ele disputou no corpo a corpo, beijos, abraços, respondeu aos acenos das pessoas e finalizou a caminhada com um ato público na praça J.J. Seabra, em frente à prefeitura.Momentos antes o petista havia se reunido comprodutores de cacau, no Sindicato Rural.

Com um discurso de representante do presidente Lula, ele buscou intermediar uma saída para a crise do cacau. Segundo Jaques Wagner, esse é o pior momento para buscar soluções verdadeiras para a crise da cacauicultura. Mas se diz comprometido socialmente com a região e com os produtores de cacau e está trabalhando para provar aos outros segmentos do governo que a lavoura foi vítima de uma calamidade. Ele diz ainda que há algum tempo o Estado brasileiro tem responsabilidades com o problema e precisa encontrar solução, só não pode ser imediata.

Afirmou que o governo já tem a proposta que está na Câmara Setorial do Cacau, um conjunto de idéias colhidas entre os vários segmentos da cadeia produtiva. “Temos compromisso com o cacau pelos empregos que gera, pela Mata Atlântica e pelo símbolo que representa para a região”. Wagner aproveitou para responder aos duros ataques que o PT vem sofrendo dos candidatos do PFL.

Nenhum comentário: