10 setembro 2006

Eleição mais sem graça 2

Nem Carlos Augusto Montenegro, do Ibope, acredita em virada nas eleições presidenciais. O dono do Ibope é o mesmo que faz as pesquisas para a campanha do tucano Geraldo Alckmin. Veja essa matéria do A Tarde.

Eleição sem grandes viradas
FELLIPE AWI
Agência Globo


Além do desânimo do eleitorado e do aparente desdém de grande parte com as denúncias de corrupção, as eleições deste ano têm sido marcadas pela ausência de grandes viradas. Desde o início da campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém liderança folgada nas pesquisas de intenção de voto, que apontam para uma vitória no primeiro turno. O fenômeno se repete na grande maioria dos Estados. Até agora só foi verificada uma grande reação, a de Cid Gomes (PSB) sobre Lúcio Alcântara (PSDB) na disputa pelo governo do Ceará.

Por enquanto, a hora da virada está restrita ao discurso quase monocórdio dos candidatos que não estão na liderança nas pesquisas.

Só as urnas dirão o quanto há de verdade ou de estratégia motivacional, mas a perspectiva de especialistas e a história eleitoral brasileira são pouco animadoras. O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, afirma que, a esta altura, só um grande fato político pode interferir numa eleição que, pelas pesquisas, terminará no primeiro turno.

“Desde 1985, nunca houve uma grande virada na eleição presidencial. É bom lembrar que, em 1994, Fernando Henrique ultrapassou Lula nas pesquisas bem no início da campanha, nem havia começado o horário eleitoral. Só aconteceu por causa do Plano Real”, diz.

DESAFIO – Os números dão bem a dimensão do desafio dos concorrentes de Lula. Segundo estudo da consultoria Mosaico Economia Política, o petista precisa perder, até 1º de outubro, 301.186 votospor dia para seus adversários, a fim de que a eleição seja decidida no segundo turno. Mas para o economista e cientista político Alexandre Marinis, autor do estudo, um fator pode atenuar a supremacia de Lula. “Lula é mais forte no Nordeste, região onde historicamente se registram mais abstenções e votos nulos e em branco. Isso pode diminuir o número de votos que o presidente precisa perder”, diz.

Nas eleições para o governo do Rio de Janeiro, a situação de Sérgio Cabral Filho, do PMDB, ainda é boa, mas já não é tão confortável quanto a de Lula. Segundo o cálculo daMosaico, a eleição vai para o segundo turno se o peemedebista perder 91.350 votos, ou 4.350 por dia, para seus adversários. Os números confirmam a tese de que, quanto maior o eleitorado, mais improvável é uma virada.

HISTÓRICO – O país registra em sua história algumas viradas famosas. Uma delas aconteceu em 1982, quando, numa eleição das mais emocionantes para o governo do Rio, Sandra Cavalcanti (PTB) tinha 51,7% das intenções de voto em março e Leonel Brizola (PDT), 5,4%. Na disputa, que envolveu ainda Moreira Franco (PDS) e Miro Teixeira (PMDB), Brizola assumiu a liderança a um mês das eleições e confirmou a vitória em 15 de novembro.

Em 1985, a dez dias da eleição para a prefeitura de Fortaleza, Paes de Andrade (PMDB) tinha 54% da preferência dos eleitores, seguido de Lúcio Alcântara (22%) e Luíza Fontenelle, do PT (17%), que acabou vendendo por uma diferença de 11 mil votos. Outro caso notório se deu em 1996. Em junho, Luiz Paulo Conde (PFL) tinha apenas 4% das intenções de voto para a prefeitura do Rio, contra 20% de Sérgio Cabral (PSDB). Conde passou Cabral em meados de agosto, venceu o primeiro turno com 35% dos votos contra 21,43% e confirmou a vitória no segundo turno.

Em 2002, Germano Rigotto, do PMDB, começou a disputa para o governo do Rio Grande do Sul com 2% e terminou o primeiro turno com 41,17% dos votos, na frente dos favoritos Tarso Genro (PT) e Antonio Britto (PPS). No segundo turno, derrotou o petista. Em 2004, no Ceará, a petista Luizianne Lins começou a campanha em quarto lugar e terminou o primeiro turno só 48 mil votos atrás do líder Moroni Torgan (PFL). No segundo turno, derrotou o pefelista.

Nenhum comentário: