09 setembro 2006

Abra o olho eleitor!

Você, eleitor, teria coragem de votar num político que promete resolver todos os problemas do país logo "no primeiro dia do meu governo"? Pois é.

- Se a educação não vai bem no Brasil, ele promete resolver o problema logo "no primeiro dia de governo";

- Se a saúde não vai bem e o outro pouco ou nada fez, ele será a solução ("vou mudar isso logo no meu primeiro dia");

- Se a agricultura não vai bem, lá aparece ele com a solução mágica e a promessa hipócrita ("com a gente vai ser diferente, vou resolver isso no primeiro dia do meu governo");

- Se a segurança pública brasileira é essa "lástima", lá vem ele com o antídoto perfeito ("vamos mudar isso no primeiro dia, vamos colocar policiais federais nas fronteiras, acabar com o tráfico de drogas");

- Se o país gera oito vezes mais empregos agora do que na era FHC, mas está abaixo do esperado ou prometido, deixa que ele resolve ("vamos baixar impostos, baixar os juros e mudar isso no primeiro dia do meu governo").

- Se as rodovias e a infra-estrutura do país não são lá grande coisa, ele promete a revolução ("falta seriedade, vontade de fazer. vamos mudar isso no primeiro dia de trabalho").

Deu para perceber quem é ele? Este blog lhe auxilia com mais uma pista, sem mexer uma vírgula ou tirar uma palavra de sua fala: "Nossa primeira tarefa será recuperar a malha rodoviária brasileira, para reduzir acidente e custos, e gerar mais empregos".

Percebe? São promessas desse tipo. Soluções no primeiro dia de governo para todos os problemas que aparecem ou que são pautados pela mídia. Dá para acreditar em quem "elege" e "muda" a prioridade de seu governo ao sabor dos ventos - ou da mídia?

O discurso de Lula, o líder nas pesquisas, você já conhece. O governo dele, também. O de Alckmin, poucos conhecem. É bom ficar de olho nele, pois quem promete resolver tudo no primeiro dia faz demagogia barata. Tenta iludir o pobre eleitor. De soluções fáceis, mensalões, sanguessugas, acordões, tucanos e lulas, o inferno está cheio.

Ah, só mais uma pergunta: você acreditaria num candidato que passou 12 anos no governo e não conseguiu combater o PCC? Ou em quem tem filho e esposa mantendo relações promíscuas com estilista e acupunturista próximos ao poder, faturando milhões ou acumulando "400" vestidos? Ou quem, conforme a Folha de São Paulo, pagou mensalão a deputados da Assembléia Legislativa a Nossa Caixa?

Então, raciocine aqui com a gente: Lula você já conhece. Alckmin é o "mercador de ilusões", o coroinha com cara de honesto, Heloísa Helena é a radical que, desse jeitinho, levará o Brasil do nada a lugar nenhum. Que acha de Cristovam? Bom? Mande sua opinião, comente. Depois a gente fala dele também. Uma recomendação: abra o olho, eleitor-leitor!

3 comentários:

Anônimo disse...

Queria poder acreditar que, tirando Lula,tudo seria diferente. Que votar em outro resolveria, como se os corruptos fossem apenas os que estão no governo. Infelizmente, não é assim, e é por isso que o Brasil leverá décadas (ou séculos) para superar não só o seu atraso social e econômico, mas tb o seu atraso ético e moral. Esse é um país de faz-de-conta, tipo Lula faz que governa e o povo finge que não sonega impostos etc. Mas dizer que Lula é ladrão é fácil, difícil é nós mesmos mudarmos nossa postura enquanto cidadãos, deixarmos de buscar o caminho mais fácil e encarar a tarefa de mudar esse país. Ou melhor, transformar esse Brasil definitivamente em um país de verdade. Até agora, estamos apenas ensaiando, com pouco empenho e um certo desleixo.

Anônimo disse...

Voce citou filho e esposa? Será que lembra dos R% 5 milhões que o filho de Lula recebeu por ações de sua empresa que só valiam R$ 50 mil? Ou o amigão de Lula da Novadata que está sendo processado por superfaturar o que vendia ao governo? Quanto à esposa, pelo menos a de Alckmin faz excelentes trabalhos sociais, enquanto a de Lula vagabundeia o tempo todo...

Ricardo Ribeiro disse...

Existem regras para postagem em qualquer blog - e este está suscetível às leis que regem a imprensa. Por isso, vamos reduzir os termos ofensivos (vagabundeia) As peripécias de Lula, como dito na postagem, todo mundo já conhece. As de Alckmin, só os paulistas - que estão divididos entre um e outro, segundo o Datafolha. Quanto ao trabalho social de Lu Alckmin, ele é contestável. É tanto que o leitor se limitou a "generalidade" (excelente trabalho social). A coisa tá ficando boa. Comentem, mas sem os "excessos", por favor. Não queremos problemas com a Justiça.