06 setembro 2006

A ética da TV Cabrália

O jornal Diário do Sul de hoje dá a informação publicada por este blog que Itabuna caiu para o sexto lugar entre as cidades mais populosas. De forma correta, deu o crédito da notícia. Mas veja o que diz a TV Cabrália em seu site:

"Itabuna cai de quinto para sexto lugar no ranking das maiores cidades, segundo IBGE

Segundo pesquisa do IBGE, realizada em julho deste ano, Itabuna caiu de quinto para sexto lugar no ranking dos maiores municípios da Bahia, em número de habitantes. Esses dados são preocupantes porque a cidade pode deixar de receber menos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A União utiliza dados dos números de habitantes para definir o percentual de repasse para os municípios. Por enquanto, a cidade não deve sentir a diminuição do recurso, porque ele é atualizado a cada dez anos. De acordo com a pesquisa, Juazeiro ultrapassou Itabuna, chegando ao quinto em contingente populacional, por causa do avanço da agricultura na região. Segundo o IBGE, em menos de seis anos, a população de Juazeiro cresceu cerca de 20%. No mesmo período, Itabuna avançou muito pouco no setor industrial, comércio e prestação de serviços. A pesquisa revela que Ilhéus conseguiu ficar acima de Itabuna, no quarto lugar no ranking com 220.943 habitantes. Vitória da Conquista está numa boa posição, em terceiro lugar, abaixo de Feira de Santana.
Fonte:Redação TV Cabrália"

Comentário Todos os argumentos do texto são os mesmos utilizados por este blog, que divulgou esta informação com exclusividade. Mas no site da TV se diz que a fonte foi a "Redação TV Cabrália".

Para ficar claro: na estimativa, o IBGE apenas fornece apenas e tão somente os números de habitantes. Nada mais. O cálculo de que o contingente populacional cresceu cerca de 20% é nosso, assim como a citação sobre uma das causas desse crescimento: o avanço da agricultura irrigada naquela região.

Tem coisas que não se aprende em banco de faculdade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Liga não, bobinho. Você deve seguir o conselho do Almir, do Agora, segundo o qual quem escreve bem e não tem diploma de bachartel em jornalismo deve ser poeta e escritor e não jornalista. Uau!!!!!!

Anônimo disse...

Bobinho, vai ser aluno de Rita Virgínia, Betânia Macêdo e Nani Rodrigues.