Ele deu o exemplo!
O vereador Wenceslau Júnior não saiu maior ou menor da negociação para que a escola técnica federal (Cefet) ganhasse uma localização estratégica para o sul da Bahia. Agiu de forma correta e justa, pensando na região, apesar de ser o caçula da "turma" que se engalfinhou pelo Cefet.
As mediações feitas indicaram a sede regional da Ceplac, na estrada Ilhéus-Itabuna, como o melhor lugar. Wenceslau articulou forças federais, estaduais e municipais e conseguiu unir boa parte das 'lideranças' regionais na defesa da causa. Fez isso sem provincianismos, sem bairrismo, como devem pensar os políticos sul-baianos.
Conversa daqui, conversa dali e, ao final, todos acabaram por se convencer de que, antes de privilegiar município A ou B, o Cefet é estratégico para a região. Passou da hora de grupo A ou grupo B pensar apenas no bolso, no quanto vai render isso ou aquilo.
O sul da Bahia precisa de idéias e as suas lideranças, de união. A "disputa" mostrou aquilo que não precisamos: "vereador de luxo" ou xingamentos entre parlamentares federais.
2 comentários:
Errar é humano...
Reconhecer o erro, uma VIRTUDE
A solução era óbvia, e já tinha sido utilizada no caso da UESC. Mas, se a privatização da estrada vier, a localização será um tiro no pé. O resultado será: ensino público com custos privados. Privatizar a Rodovia Jorge Amado é uma opção clara de preivilegiar as empresas concessionárias, que administrarão essa fábrica de dinheiro.
Postar um comentário