01 junho 2007

Uesc vai bem no Enade; mas direito decepciona

Exclusivo

A Uesc se saiu muito bem no Exame Nacional de Desempenho de Desempenho de Estudantes (Enade 2006). Ciências Contábeis obteve notas máximas em todos os conceitos do ‘provão’, comunicação social quase registra a mesma perfomance e administração manteve a sua média com um desempenho classificado como muito bom.

A decepção ficou por conta do curso mais tradicional da instituição, o de direito. Este obteve apenas nota 4 no conceito Enade* e 3 no Indicador de Desempenho Observado e Esperado**, repetindo desempenhos de outros exames. Direito da Uesc esteve entre os dez melhores do Brasil logo quando o exame foi lançado e era apelidado de “provão”, em meados da década de 90.

Regionalmente, o curso da Uesc acabou sendo superado pelos oferecidos por Ufba/Salvador (notas 5* e 4**), Uesb/Vitória da Conquista (5* e 4**) e Unyahna/Barreiras (4* e 5**). As razões para a queda de qualidade vão desde a evasão de professores à defasada biblioteca da Uesc. O curso, inclusive, ficou de fora do selo OAB Recomenda.

Contábeis entre os 45 melhores do País
Se o curso mais tradicional da Uesc decepcionou, pode-se comemorar – e muito! – o feito da turma de ciências contábeis, que obteve notas 5 no conceito Enade* e 5 no Indicador de Desempenho**. São as notas máximas!

O resultado deixou ciências contábeis na invejável condição de um dos 45 melhores cursos de todo o Brasil, entre todas as 15 áreas de conhecimento avaliadas no Enade 2006. E olhe que foram 5.701 cursos que participaram do exame em todo o país.

Mais motivo para comemorar
As boas notícias para a Uesc não páram por aí. O curso de comunicação social participou na área de radialismo e obteve nota 5 no conceito Enade* e 4 no Indicador de Desempenho**. O resultado é classificado como “muito bom” pelo Ministério da Educação.

O curso de comunicação social da Uesc oferece habilitação em rádio e tevê, mas a luta é para que também possa abrir para habilitar o profissional em jornalismo, uma área que se tornou feudo das faculdades particulares (FTC e Facsul) no eixo Ilhéus-Itabuna.

Outro que apresentou bom desempenho foi o curso de administração, que registrou notas 4 no Enade e 4 no Indicador de Desempenho. Administração está entre os mais concorridos nos vestibulares da Uesc, além de ser dos mais tradicionais e antigos da instituição.

Outros resultados
Outros dois cursos da instituição submetidos ao exame foram Economia e Biomedicina. O primeiro apresentou ótimo conceito Enade (nota 4), mas foi prejudicado quando se avaliou o indicador de desempenho (sem conceito). Já Biomedicina registrou nota 4 no Enade e 2 no indicador de desempenho (IDD).

* Conceito Enade – Considera as notas obtidas nas provas pelos alunos ingressantes e concluintes.

** Conceito IDD – É o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que determina quanto de conhecimento os cursos agregam para os alunos.

5 comentários:

Anônimo disse...

rpaz...fico decepcionado com os Jornalistas raposas velhos da região, que insistem em diminuir uma habilitação digna de qualidade e reconhecimento profissiona. Creio que a falta de uma diploma, só pode, faz com se remeta e se confunda a habilitação de rádio e tv com outra a´rea, a de jornalismo por exemplo. E outra: nos comentários e nas reportagens, a referência que se faz da nossa habilitação é feita de forma preconceituosa, ignorante e absurda.
Ler, se informar e tratar uma informação com qualidade são princípios básicos de qualquer profissional de COMUNICAÇÃO. Então, por favor, cuidado com as suas palavras que muito ofendem a categoria de Radialistas, isto memso, radialistas formados na UESC!!

pimentanamuquecaartigos disse...

Caríssimo Thiago,

consideramos que há confusão de sua parte quanto à nota.

O blog elogiou o excelente desempenho do curso de comunicação da Uesc, no Enade 2006. Foi o melhor dentre todos desta área (radialismo) que participaram do exame nacional (46 em todo o país).

Confira esse trecho da nota:

"As boas notícias para a Uesc não páram por aí. O curso de comunicação social participou na área de radialismo e obteve nota 5 no conceito Enade* e 4 no Indicador de Desempenho**. O resultado é classificado como “muito bom” pelo Ministério da Educação."

Na nota, o que destacamos? Que a Uesc poderia, sim, oferecer habilitação em jornalismo - e não apenas em rádio e tevê, como acontece até hoje.

E quando defendemos essa habilitação é por não duvidar da qualidade da Uesc nesta área (desde estrutura a corpo docente). Do contrário, não faria diferença alguma ao sul da Bahia ter ou não esta habilitação em jornalismo.

Aliás, se o nobre estudante quiser participar de algum concurso público na área de jornalismo, o diploma da Uesc (habilitação em rádio e tevê) de nada valerá. E essa é a mais pura verdade.

Vá às faculdades particulares e confira quantos são dos colegas do seu curso que, ao concluírem os estudos, tiveram que procurar faculdade de jornalismo (e aqui todas elas são particulares) para poder exercer a profissão nesta área... sem a pressão e o achincalhe do nosso grande "sindicato".

É isso!

Anônimo disse...

Calma seo pimenta. O jovem demonstrou que não sabe ler. Talvez não seja reflexo do que aprendeu em sala de aula, mas preguiça em abrir livros, se informar e melhorar o próprio vocabulário. Além de aprender a pensar, já que pensar não dói. E deixar de ser preconceituoso com as raposas (???!!!) - será que saberá o que quer dizer tais símbolos?

Anônimo disse...

Gostaria de dar os parabéns a todos os alunos de Administração da Uesc, que fizeram o Enade e obtiveram êxito na prova provando as consideráveis melhoras no curso nos últimos anos, provando ao professor "urubu" Givaldo sobrinho, que ao contrario do que ele dizia e azarava em tantas plenárias, obtivemos sim nota de acordo ao nosso aprendizado na academia. Existem problemas sim na nossa instituição de ensino, mas que são contornados pelo excelente quadro de professores novos, oriundos também das carteiras da Uesc, e que agora retornam dando o máximo de si para melhoria a cada do nosso curso. Então, parabéns a todos os atuais professores, e aos excelentes alunos que se submeteram ao exame e obtiveram um bom conceito no Enade, comparado ate a tal falada Ufba, mas que pela classificação do MEC, somos considerados ambos como: MUITO BOM!!!

Bel disse...

Em breve(no próximo semestre) eu serei "Radialista graduada pela UESC", e concordo com o sêo Pimenta, que a habilitação em Jornalismo deveria ser um curso a mais na UESC. O rapaz, meu colega (que eu não conheço), esqueceu (e seo Pimenta também) de dizer que a classificação do curso de CS da UESC foi PRIMEIRO LUGAR NACIONAL no ENADE. E isso não dá pra dispensar, concordam???

PS- Dá pra tirar essa "palavra de verificação" dos comentários??? É só ir em "configurações", depois em "comentários e desmarcar a opção "exibir palavra de verificação" ou coisa que o valha, porque isso é um saquinho! ;)