22 abril 2008

O ranking do emprego em março

Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari são os três municípios baianos que fazem parte do ranking dos 100 municípios brasileiros que mais geraram novos empregos com carteira assinada em março

O ranking foi elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a partir do Cadastro Gerald de Empregados e Desempregados (Caged). Salvador aparece em 8º lugar com a abertura de 2.909 nvoos postos de trabalho.

Lauro de Freitas figura em 12º lugar, com a geração de 2.195 novos postos. Camaçari ocupa a 27ª posição. Foram 1.336 novos empregos com carteira assinada no terceiro mês do ano. Os novos postos de trabalho são calculados a partir da diferença entre contrações e desligamentos.

Itabuna e Ilhéus
Os três municípios estão localizados na região metropolitana de Salvador. Fora dele, a realidade é bem diferente para regiões como a de Itabuna. Em março, o município sul-baiano abriu somente 237 novos postos de trabalho (foram 929 admissões e 692 demissões).

Situação pior vive Ilhéus. Enquanto no Brasil foi registrado recorde de contratações com carteira assinada, o município foi na contramão e demitiu mais do que empregou. E cortou 33 postos de trabalho. Foram 596 admissões contra 629 demissões.

Nos últimos 12 meses, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, Ilhéus conseguiu gerar apenas 472 novas vagas no mercado de trabalho. Dá uma média de 39 novos empregos por mês.

Nenhum comentário: