08 setembro 2006

Carta Capital se declara: "É Lula de novo"

A Revista Carta Capital acaba de declarar a sua opção eleitoral na disputa à presidência. Faz sem medo das condenações, nem das hipocrisias. Melhor assim!

"Há quatro anos, CartaCapital fez sua opção, declarou explicitamente preferência pela candidatura Lula no confronto com José Serra. Agora volta a escolher o presidente no embate contra Geraldo Alckmin. Em 2002, não faltou quem condenasse nosso comportamento, por considerá-lo impróprio de um jornalismo isento e pluralista.

Estas definições às vésperas de uma eleição são comuns, no entanto, nas melhores mídias do mundo. De resto, aqui mesmo, o O Estado de S. Paulo apoiou abertamente a candidatura Serra, ao contrário dos demais que alardeavam, e impávidos alardeiam, uma eqüidistância inexistente. Isto, em castiço, chama-se hipocrisia. (...)

O governo Lula ficou longe daquele que teríamos desejado. Tem, entretanto, seu trunfo, a própria eleição de um ex-metalúrgico, retirante nordestino, para a presidência da República, a despeito da ojeriza, quando não o ódio, que nutrem por ele os graúdos de vários calibres, e os aspirantes a graúdos."


Em terras grapiúnas, quem também não esconde a sua preferência é o jornal A Região. Mas, ao contrário da Carta Capital, vai de Geraldo Alckmin. Esperemos as justificativas - se assim achar necessário - do seu editor e presidente, Marcel Leal.

Nenhum comentário: