24 abril 2007

82,58% são contra a privatização da Emasa

O debate sobre o controle da Emasa para o capital privado se acirra neste semana com a realização de plenária dos movimentos sociais, hoje, e a realização de audiência pública da prefeitura, na próxima sexta, 27. A plenária dos movimentos sociais acontecerá nesta terça-feira, às 17h, no plenário da Câmara de Vereadores.

Os movimentos sociais são claramente contra a concessão ou privatização da empresa municipal de água e abastecimento. Anunciam uma plenária para decidir sobre a criação de Comitê em Defesa da Emasa e do Serviço Público de Água. Sindicatos, igrejas, pastorais, clubes de serviço e instituições filantrópicas participam deste movimento.

Do outro lado, está o governo. O prefeito terá R$ 20 milhões em recursos públicos para investir na empresa, mas alega que são necessários R$ 100 milhões para dobrar captação e ampliar a distribuição de água. Por isso, quer transferir o controle da Emasa para a iniciativa privada, em forma de concessão pública, por um período de 30 anos. De acordo com informações de bastidores, a OAS é disparada a que teria maior força para levar a concessão.

Este blog, então, colocou no ar uma enquete para saber a posição do leitor quanto à iniciativa do prefeito. 82,58% se declararam contra essa transferência. Apenas 17,42 apoiam a iniciativa. A enquete ficou no ar no período de quarta à noite até o último minuto da noite de ontem. A enquete registrou 155 votos. Abaixo, gráfico com o resultado final da enquete.

Você é contra ou a favor da privatização da Emasa?

Contra ------------- 82,58% (128 votos)
A favor --- 17,42% (27 votos)

Todos: 155 votos

Um comentário:

Anônimo disse...

FIQUEM DE OLHO,POI ESSA EMPREITEIRA OAS NAO É BRINCADEIRA POIS COM SEU PODERIO ECONOMICO SABE COMO FAZER LOBE PARA CONSEGUIR O QUE QUER.NO CASO( EMASA ),POIS JA MANTEM CONTRATO VINGENTE COM A PREFEITURA DESDE 2001. AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA,E O MESO CONSTRUÇÃO DE BARRAGEM EM ITAPÉ,CONTRATO TOTALMENTE FORA DOS PADROES JURIDICOS ( A CHAMADA DOBRADINHA ),PEGA-SE UM CONTRATO COM UM VALOR E VAI FAZENDO VARIOS ADITIVOS, SUPERFATURANDO OS VALORES ORÇADOS,O ACESSOR JURIDICO DA EMASA NA EPOCA (IRUMAN ) FOI TOTALMENTE CONTRA A CELEBRAÇÃO DO CONTRATO DA EMASA COM A OAS,CHEGOU A RETER PARTE DO PAGAMENTO MAIS OS INTERESES FALARAM MAIS AUTO,GENTE OLHO ABERTO COM ESSA OAS.