23 abril 2007

Greve de médicos: reunião tensa e longa no MP

Já dura mais de duas horas a reunião entre o promotor público Márcio Fahel e os representantes do Hospital de Base e da Secretaria Municipal de Saúde.

Na semana passada, o Ministério Público Estadual recebeu ofício de uma comissão de médicos do hospital, em que era anunciada ameaça de greve por tempo indeterminado, caso a Prefeitura de Itabuna não pague os salários atrasados e dê condições de trabalho aos profissionais.

Se a greve for mesmo deflagrada, 80 médicos vão cruzar os braços na instituição hospitalar, afetando o atendimento em todo a rede pública de saúde no sul da Bahia. A unidade recebe pacientes de aproximadamente 100 municípios, desde o sul ao sudoeste do estado, além de parte de Minas Gerais e Espírito Santo.


O diretor do HdB, Raimundo do "Caixão", e o secretário de saúde, Jesuíno Oliveira, representam o município na reunião. O hospital alega déficit financeiro mensal de R$ 400 mil. Esse era o valor que a prefeitura complementava mensalmente. Como o desembolso não ocorre mais com regularidade, o caos se instalou no hospital.

Nenhum comentário: