27 abril 2007

"Emasa não será privatizada", diz ex-prefeito

O ex-prefeito Geraldo Simões resolveu entrar na briga contra a transferência do controle da Emasa, para a iniciativa privada. Numa rápida entrevista ao blog Pimenta na Muqueca, disse que a empresa "não será privatizada". Atualmente ocupando o cargo de secretário estadual de Agricultura, Geraldo diz que por trás das intenções do prefeito Fernando Gomes podem estar "outros interesses". "Privatizar a Emasa só beneficia um pequeno grupo", disse.


Deputado federal licenciado, Simões disse que o Governo do Estado já comunicou oficialmente que a privatização da Emasa é "impossível". E lembra: "Quase todos os equipamentos e maquinário utilizados pela Emasa pertencem à Embasa, foram cedidos em regime de comodato, e este contrato expira em 2009."
A seguir, confira a entrevista.

Como o sr. vê a proposta de privatização da Emasa?
Essa concessão pretendida pelo governo municipal é, na verdade, a cessão de um patrimônio que é do povo de Itabuna. Eles querem é simplesmente passar a Emasa para a iniciativa privada sem levar em conta que este é um serviço essencial.

A privatização sai?
Oficialmente, o Governo do Estado já mostrou que isso é impossível. Quase todos os equipamentos e maquinário utilizados pela Emasa pertencem à Embasa, foram cedidos em regime de comodato e este contrato expira em 2009.

"O governador não compactua com a
privatização de serviços essenciais"

E o governador, como se posiciona sobre este assunto?
O nosso governador Jaques Wagner é contra, não compactua com a privatização de serviços essenciais. Defendemos uma ampla mobilização contra este projeto.

E por que essa objeção do sr.?
A concessão de 30 anos significa, na prática, privatizar a Emasa. A empresa tem função social, com tarifa diferenciada para famílias de baixa renda e isenção para aquelas sem condições de pagar.

Por que essa parcela da população seria afetada?
Empresas privadas visam lucro. E isso está claro. O município ainda corre outro risco: governo federal não libera recursos a fundo perdido para empresas privadas. Então, a liberação dos R$ 21 milhões pode ser suspensa.


"A obsessão em privatizar só
revela outros interesses do prefeito"


A iniciativa privada não teria maior capacidade de investimento?
Essa proposta de privatizar significa sofrimento pro povo pobre, humilde, pra quem mora no Maria Pinheiro, no São Pedro, Daniel Gomes e Fonseca, pra quem quase não tem renda. Privatizar a Emasa só beneficia um pequeno grupo. A obsessão em privatizá-la pode revelar outros interesses do prefeito.

2 comentários:

NA MORAL disse...

por quê não pegaram o gancho de estar entrevistando o secretário do estado Geraldo Simões e perguntaram a respeito da privatização das rodovias estaduais que já se houve muitos comentarios inclusive do prefeito fernando gomes o qual se diz apoiar essa edéia, que tamém trará prejuízos pra população com os pedágios.

Anônimo disse...

porque não aproveirtaram e perguntaram a Fernando Gomes por não ter utilizado a "parceria" com paulo souto, acm, césar borges, acm neto e conseguiu anteriormente este intento e que só agora (depois da porrada nas urnas)vem comesse negócio de concesso-privatização?