26 abril 2007

Alíquota alivia indústrias em Itabuna

A decisão do governo federal de elevar de 20% para 35% a alíquota de importação para calçados e vestuários terá reflexos, também, na economia itabunense, onde estão instaladas três indústrias destes setores (Trifil, Penalty e Kildare). Estes dois setores da indústria brasileira vêm sofrendo com a invasão avassaladora de produtos chineses, principalmente na área têxtil. Aqui, a mais afetada é a Trifil, que fabrica meias e lingeries.

Empregando cerca de 2.700 pessoas, a empresa teria registrado perdas de faturamento de até 30% e pediu ajuda ao governador Jaques Wagner, para poder manter o investimento na Bahia. Segundo se comenta, também sofre com pedidos de indenizações trabalhistas que, juntas, alcançariam R$ 10 milhões.

Quando se instalou em Itabuna, há sete anos, a Trifil visualizava a conquista de importante fatia dos mercados nordestino e externo, notadamente os países do Mercosul, Estados Unidos e Canadá. A nova alíquota poderá ser aplicada somente a partir de junho, após análise do conselho do Mercosul.

Nenhum comentário: