30 abril 2007

Sede das Bandeirantes vira 'coió' de bandidos

A história do Movimento Bandeirante começa em 1909, na Inglaterra. O pai do Bandeirantismo é Robert Baden-Powell, ou BP, como carinhosamente é chamado por bandeirantes e escoteiros de todo o mundo.

BP, com a ajuda da irmã, Agnes Baden-Powell, fundou o movimento das Girl Guides (Meninas Guias, em inglês). Este nome foi escolhido porque traz a imagem daqueles que abrem caminhos, que vão à frente e fazem passagem para outros. No Brasil, o movimento foi nomeado de forma a preservar este sentido, ao adotar o nome “Bandeirantes”.

A esposa de BP, Olave Baden-Powell, apaixonada pelas bandeirantes, juntou-se a Agnes no trabalho de consolidação do movimento. Olave trabalhou muito no fortalecimento e expansão do bandeirantismo no mundo, inclusive no Brasil.

Inicialmente, o Movimento Bandeirante destinava-se à formação de meninas e moças– tendo um papel fundamental na ampliação e participação feminina na sociedadeda época. A partir da década de 1960, no entanto, apostando na proposta de co-educação, o Movimento no Brasil abre suas portas a crianças e adolescentes do sexo masculino.

Há omissão da prefeitura, a quem compete fiscalizar o abandono de um imóvel que poderia ser útil aos cidadãos, como em passado recente.

Nenhum comentário: