Proposta criaria mais 18 municípios no sul da BA
Exclusivo
Pelo menos 18 distritos e povoados sul-baianos esperam resposta do Congresso Nacional e da Assembléia Legislativa para tornarem-se municípios. Este é o resultado de levantamento feito na Comissão de Divisão Territorial da Assembléia Legislativa. O sul da Bahia pularia dos atuais 73 para 91 municípios.
Na lista das comunidades 'ansiosas' pela emancipação, encontram-se desde o distrito ilheense de Inema a Travessão (Camamu/Maraú), Itamarati (Ibirapitanga), Pirajá da Silva (Itacaré) e Japomirim (Itagibá/Gongogi).
A serem aprovados os pedidos, o município de Belmonte seria o mais afetado com a 'farra' das emancipações. Santa Maria Eterna e Barrolândia querem se emancipar da cidade localizada no extremo-sul do estado. Outro em igual situação é Itamaraju, que perderia Pirajá e São Paulino.
Dentre os distritos e povoados, o mais famoso que busca emancipar-se é Arraial D´Ajuda. Trata-se de um dos principais atrativos de turistas que visitam a histórica Porto Seguro (abaixo, confira lista completa da emancipação).
Lista da 'emancipação' no sul da BA
Travessão (Camamu/Maraú)
São Paulino (Itamaraju)
Santa Mª Eterna (Belmonte)
Posto da Mata (Nova Viçosa)
Poço Central (Aurelino Leal/Gongogi)
Pirajá da Silva (Itacaré)
Pirajá (Itamaraju)
Arraial D´Ajuda (Porto Seguro)
Barrolândia (Belmonte)
Corte de Pedra (Valença/T. Neves)
Guarany (Prado)
Inema (Ilhéus)
Serra Grande (Valença)
São Benedito (Nilo Peçanha)
Itabatã (Mucuri)
Itaibó (Ipiaú/Jequié)
Itamarati (Ibirapitanga)
Japomirim (Itagibá/Gongogi)
Nenhum comentário:
Postar um comentário