05 abril 2008

Iruman e as prévias: “Não temos patrão nem coronel no PT”

Nos quase 30 anos de fundação, o diretório municipal do PT itabunense nunca enfrentou prévias para definir um nome a prefeito. O tabu poderá ser quebrado este ano. A decisão estará nas mãos dos filiados do partido e da direção da legenda.

Após o secretário estadual de agricultura, Geraldo Simões, indicar a esposa como pré-candidata do partido na sucessão municipal, uma voz se levantou contra a forma como Juçara Feitosa foi lançada.

Ex-presidente da Emasa e ex-secretário municipal de Transporte e Trânsito de Itabuna, o advogado e radialista Iruman Contreiras quer provocar o debate e a realização das prévias para que os petistas escolham o concorrente na sucessão.

“Não temos patrão nem coronel no PT”, diz, falando da necessidade de diálogo e ao mostrar sua insatisfação. Para ele, a atitude de Geraldo foi de “imposição” de quem deseja fazer a esposa prefeita de Itabuna. Abaixo, a entrevista na íntegra.

Pimenta na Muqueca - Você provocou as prévias por achar que o PT é diferente dos demais partidos. Não acha que é muita ingenuidade sua acreditar nisso?
Iruman Contreiras -
O PT é tão diferente dos demais partidos que, depois da imposição da candidatura da esposa de Geraldo, o diretório admite realizar as prévias. E admite após eu colocar o meu nome como candidato, ainda que haja indicação muito forte de Geraldo a respeito de sua escolha.

Pimenta - Como petista, o que você achou da forma como foi lançado o nome de Juçara?
Iruman -
O PT é o partido que respeita a decisão da maioria, estimula o debate e permite que todos tenham direito a voz e voto, seja preto, pobre ou rico. Se não respeitarmos isso na indicação das nossas candidaturas, não estaremos construindo um partido democrático. Por isso, insistimos que o PT é diferente dos demais.

Pimenta - Neste cenário, a candidatura de Juçara destoa...
Iruman
- ... (interrompe) destoa da prática petista, completamente. Se houvesse interesse de que fosse uma candidatura única, de unanimidade, haveria um amplo debate antes de lançá-la. Como isso não aconteceu, provocou o nascimento de outras candidaturas (para as prévias).

Pimenta - Essa prática e da forma como a coisa foi posta, confundiria o PT com os demais partidos. Seria isso?
Iruman
- É uma prática que faz a população ter um conceito de que todos os partidos são iguais e não há diferenças e, por isso, tanto faz José como João. O PT é um partido que tem estatuto, regimento e é o único que elege os seus dirigentes pelo voto do filiado. Assim deve ser a caminhada de um partido político. Se os demais não atentam para isso, é porque não há interesse, querem continuar sendo legendas que alguém comanda, quer dominar.

Pimenta - Quando devem acontecer as prévias?
Iruman
- O regimento interno prevê que o prazo final para apresentação de candidaturas é o dia 16 de abril e o partido tem até o dia 21 de abril para definir a data de realização das prévias.

Pimenta - Há esse desejo das prévias por parte da militância?
Iruman
- A minha candidatura tem possibilitado à militância petista uma ampla discussão a respeito da melhor alternativa do partido para Itabuna. Se isso não fosse viável, com certeza eu não seria candidato. Esse impacto positivo que nós criamos no conjunto da militância e no seio da sociedade com uma outra candidatura petista para ser discutida vai oxigenar, tirar essa militância da inércia. Com certeza, vai dar novo gás e colorir Itabuna de vermelho, como sempre fizemos nas campanhas a prefeito, e discutir com a sociedade as novas alternativas para Itabuna.

Pimenta - Você acredita que Geraldo vai continuar como secretário?
Iruman
- Essa dúvida já foi dizimada. O secretário já deu entrevistas, já reafirmou que não é candidato. Então, não sou eu que tenho que ficar discutindo se ele vai ser candidato, se amanhã vai retroagir no seu pensamento, na sua decisão. A mídia que acompanha os movimentos do secretário já deixou bem claro que ele não é candidato, vai continuar secretário.

Pimenta - O partido realiza as prévias e se, de repente, Geraldo mudar de idéia e resolver entrar na disputa...
Iruman
- (interrompe)... Ah, você está falando de uma virada de mesa, depois das prévias e depois de toda uma discussão com a militância? No PT, é impossível. Se o secretário ainda tiver alguma dúvida, tem que decidir isso nos prazos fixados pelo PT. Se até o dia 16 as prévias tiverem somente o meu nome e da companheira Juçara, as prévias serão realizadas somente com esses nomes.



"O que nós queríamos

era ganhar no voto"


Pimenta - Por sinal, a última experiência do PT com “tapetão” foi traumática ao tentar impugnar a candidatura do atual prefeito...
Iruman
- Aquilo não foi um equívoco do PT. A mídia pró-Fernando Gomes é que usou muito bem os movimentos judiciais, dizendo que o PT queria tirar a candidatura de Fernando, quando isso não era verdade. O que nós queríamos era ganhar no voto, com a militância. Mas, infelizmente, tivemos dificuldades de manter aquela aliança com Renato Costa, Ubaldo Dantas. No momento em que nós estreitamos a aliança, perdemos a campanha política de 2004.

Pimenta - Você acredita que terá o apoio de Geraldo na campanha a prefeito, caso vença as prévias?
Iruman
- Olha, esse é um partido democrático. Toda vez que eu fui vencido no PT, acompanhei o voto vencedor. Esperamos que Geraldo, como um democrata, também acompanhe o voto vencedor. Eu vou me sujeitar à vontade da maioria. Se for o nome da companheira Juçara, estarei na campanha dela. Caso seja o meu nome, espero que Geraldo e a esposa também estejam na minha.

Pimenta - Geraldo tem o controle do PT. Você não acha que as prévias apenas vão confirmar isso?
Iruman
- As prévias, além de incentivar o debate, têm um único objetivo: garantir a democracia dentro do PT, dando provas para a sociedade de que nós não temos um patrão nem um coronel dominando o partido. Quem manda nesse partido são seus filiados e sua militância.

Pimenta - Você apenas quer suscitar o debate ou acha que tem potencial para vencer as prévias?
Iruman
- Eu sou o melhor candidato do PT na pré-candidatura interna e para vencer as eleições à prefeitura de Itabuna. E disso eu tenho certeza e coloco meu nome porque reúno as condições ideais para administrar Itabuna.

Pimenta - Você diz que é a melhor opção do PT, mas o que aponta para isso?
Iruman
- A minha caminhada na cidade, a minha trajetória como gestor público. Como procurador e presidente da Emasa, democratizamos a empresa e chamamos a população para discutir o que queria daquela companhia. A empresa só tinha água para metade da população e a outra metade ficava sem água. Quando assumimos, fizemos uma obra que distribuiu, para todos, o pouco que tínhamos no abastecimento. Como secretário de transporte e trânsito, desenvolvi um amplo processo de melhoria dos transportes e projetos que hoje estão sendo implantados, mas de forma muito lenta.

Pimenta - Hoje, você é suplente de vereador. Caso as prévias não confirmem o seu nome, você disputaria uma vaga à Câmara novamente?
Iruman
- Eu sou apenas pré-candidato a prefeito. Seja qual for o resultado das prévias, não serei candidato a vereador. Seria irresponsabilidade minha puxar uma discussão tão séria apenas para alavancar uma candidatura a vereador.

Pimenta - Como está a sua relação com o comando do PT em Itabuna, com o presidente Eduardo Barcellos?
Iruman
- Muito boa. Não temos divergências do ponto de vista ideológico, já caminhamos juntos em várias oportunidades. Ele foi candidato a vice-prefeito (em 1996), eu estava na campanha dele. Ele foi candidato a deputado estadual (1994), também estava ao seu lado... Em todas as campanhas do PT, eu sempre estive presente e como peça importante, desde 1990 a 2004 quando, infelizmente, Geraldo não foi reeleito, o que foi uma grande perda para Itabuna.

Pimenta - Como analisa a cidade hoje, com Fernando Gomes?
Iruman
- Nós perdemos. Aliás, quem diz isso são os números. O índice de mortalidade infantil voltou a estar na casa dos 50 óbitos (por mil nascidos vivos). Quando nós deixamos a prefeitura, o índice era de 16. Praticamente, hoje se triplicou a quantidade de óbitos. A saúde está em crise e, o que é pior, a crise no setor público está refletindo no setor privado, na Santa Casa, e pode acabar acontecendo o que ocorreu com o Hospital Maria Goretti (que fechou as portas). Quem ganhou a eleição de 2004 adotou práticas vencidas, do passado. E faz uma administração precária, odiosa e de enfrentamento com a sociedade, além de não ter permitido que Itabuna mantivesse as conquistas do período de Geraldo.

Pimenta - O atual presidente da Emasa esteve na Câmara e disse que hoje a empresa enfrenta problemas por conta de erros das gestões anteriores. Como você vê essa crítica?
Iruman
- Pegamos uma Emasa falida, deteriorada e a conduzimos ao posto de segunda empresa da cidade em arrecadação, faturamento, pagamento de tributos. Na minha gestão, a Emasa pagava FGTS, INSS, deu aumento salarial, respeitou direito dos trabalhadores, aumentou a quantidade de casas com água encanada e ampliou a rede de esgoto.

Pimenta - E o passivo?
Iruman
- O passivo da Emasa é muito grande. Ela foi municipalizada em 1990 já devendo ao governo do estado e à Coelba. Quando chegamos à presidência da Emasa (em 2001), a dívida com a Coelba era de R$ 40 milhões. Conseguimos reduzi-la para menos da metade e negociá-la para um patamar que conseguisse pagar, de R$ 50 mil por mês. Quando saímos, a empresa operava 24 horas. Hoje, é só 16 horas por dia. O Isaías deve estar falando essas bobagens porque não conhece o passado da Emasa, quando o patrão dele, o prefeito Fernando Gomes, governou a cidade em duas gestões. Ele precisa saber qual era o rombo que a empresa tinha por conta das gestões do seu Fernando.

Pimenta - O que você pensa sobre a proposta de concessão da Emasa?
Iruman
- Uma irresponsabilidade. Não é a privatização que vai tornar uma empresa saudável. O que a torna saudável é a gestão. Se for competente, profissionalizada e que não roube, ela vai dar certo. Foi o que aconteceu na minha gestão. Eu desafio o senhor Isaías a comparar os números da minha gestão (cobertura de água, esgoto, o faturamento, arrecadação, pagamento de tributos...) com os dele.




Os empreiteiros são sobrinhos

do senhor Fernando Gomes

Pimenta - Hoje tem roubo na Emasa?
Iruman
- Tem desvios, descaminhos. Os empreiteiros da Emasa têm contra eles diversas denúncias de que são ligados aos parentes do senhor Fernando Gomes. A lei anti-nepotismo proíbe parentes na administração, mas todo mundo sabe que o genro do prefeito continua dando as cartas na Emasa, que os sobrinhos do senhor Fernando Gomes continuam ganhando as licitações que a Emasa faz. Então, que gestão é essa? É só para inglês ver? Se você passar na Emasa, você vai encontrar o genro de Fernando Gomes (Marcos Araújo) lá dentro. E vai encontrar o sobrinho do prefeito tocando as empreiteiras, dando ordens, recebendo os pagamentos. Você vai na justiça do trabalho e todas as queixas contra as empreiteiras que prestam serviços à Emasa vinculam o nome das empresas ao Dinei Oliveira, que é sobrinho do prefeito. Como as empresas são de fachada e usam testas-de-ferro, as pessoas colocam as ações diretamente no nome do dono.

Pimenta - Incomoda o fato de gente do próprio PT chamá-lo de fernandista?
Iruman
- Eu fui empregado da rádio Difusora por cinco anos, como locutor e diretor. Era profissional, fiz o meu trabalho e não vejo demérito nenhum nisso. Ao contrário, fiz um bom trabalho. Fui eu quem implantou o sistema de reportagem sem fio no rádio de Itabuna, através da unidade volante, o chamado ‘papagaio’. Ampliei a potência da rádio de meio para dez quilowatts. Fizemos um trabalho que depois foi copiado pelas demais emissoras.

Pimenta - Quais serão os maiores desafios do futuro prefeito de Itabuna?
Iruman
- Não adianta mais aventuras, nem reedição de fórmulas testadas no passado. A cidade tem hoje um prefeito cansado, desmotivado e vivendo a agonia de terminar logo o seu mandato. Fernando está esperando o 31 de dezembro para dar um tchau para a cidade. A prova é o comportamento dele, a cidade abandonada, sem gestão. Precisamos celebrar um grande pacto para recuperar a cidade.

Pimenta - Nesse momento de prévias, a discussão sobre sucessão municipal está restrita ao PT ou você já conversa com outros partidos?
Iruman
- Nós estamos discutindo com todos os partidos, principalmente aqueles do campo de esquerda, democrático, popular. Já conversamos com o vereador Luís Sena, já tive contatos com Edson Dantas, com os presidentes do PV e do PPS. Estamos criando em Itabuna as condições para reeditar uma grande aliança nesse campo.

Pimenta - Existem limites nessas conversações quanto a ideologias e partidos ou vai todo mundo?
Iruman
- A gente não vai conversar com o DEM. Se um partido está governando a Bahia do lado do PT, ele não pode ficar de fora de um possível governo petista em Itabuna.

Pimenta - Você aceita o rótulo de candidato anti-Juçara?
Iruman
- Não, de forma alguma. Eu sou candidato do PT e espero também que Juçara não me veja como um desafeto dela. Somos companheiros de partido e estamos colocando a nossa vontade de trabalhar pelo partido à disposição da militância. E isso só acontece quando você privilegia a democracia.

Pimenta - Há diálogo hoje entre Iruman, Juçara e Geraldo? Como estão essas relações?
Iruman
- A relação está boa. Se Geraldo me convidar para ir ao aniversário dele, eu irei. E se eu convidar para o do meu filho ou o meu, tenho certeza que ele irá.

Pimenta - O aniversário de Geraldo é só depois das eleições, em novembro...
Iruman
- (risos)... Eu fui ao aniversário dele, ano passado.

Pimenta - Muitos dizem que a sua candidatura e a provocação das prévias no PT seria uma estratégia do grupo do ex-deputado federal Josias Gomes. O que há de verdade em tudo isso?
Iruman
- Quem tem relação com Josias é Geraldo. Os dois estão no Diretório Estadual, se encontram, estiveram juntos na campanha de Jonas Paulo (ao diretório estadual do PT)...

Pimenta - A quem interessa esse tipo de vinculação?
Iruman
- As pessoas ficam procurando rotular. Como dizem que sou fernandista porque trabalhei na rádio de Fernando Gomes, sou Josias porque, talvez, ele esteja contra Geraldo. O que existe aqui é a discussão da melhor candidatura do PT para Itabuna. O meu nome encerra as melhores possibilidades tanto para o partido e para a sociedade.

Pimenta - "Geraldista", "fernandista". Como o candidato Iruman vê esses rótulos em Itabuna?
Iruman
- Eu acho que isso é falta de identidade, de respeito a si próprio. Eu sou Iruman, militante e filiado ao PT, tenho projetos, tenho idéias e é isso que me leva a fazer militância. Se em algum momento voto em Geraldo, Josias, João ou José, é porque avalio que a minha escolha seja a que representa os melhores projetos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Martí esperançoso;

Tomara que a candidatura de Iruman seja tão autêntica quanto a de Gilton, que até agora nenhuma midia, nem o pré postulante falou.

O PG irá até o final com as prévias, apenas pra provar como o coronel manda nesse pt em itabuna, assim mesmo, minúsculo.

ACM incorporou-se por instantes em Geraldo Simões.

Anônimo disse...

Simulação. jogo combinado!
Entenda:
1. Irumam cobra prévias e finge que é candidato.
2. Num suposto bate-chapa, perde. Porque sabe que não tem condições de vencer a máquina política de geraldo. na verdade Iruman pertence a esta máquina.
3. Iruman hipoteca apoio a juçara, porque ela venceu as prévias do partido.
4. Juçara sai vitoriosa e com a unidade do partido.
5. O Pt passa a imagem para a população de que juçara tem votos suficientes para disputar com os outros candidatos.
6. Iruman comemora com Geraldo a estratégia que "deu certo".
7. Eu que não sou besta escancaro logo o jogo.

Anônimo disse...

Iruman quer entrar no jogo pra pegar pelo menos a EMASA de novo. Ele sabe que tem coroné no PT dele. Diferente dos outros partaidos coisa nenhuma!...

Anônimo disse...

Martí de volta;


Descobriram a treita do Iruman!!!!!

O coronel vai sair dessas prévias reconhecidamente general.

Tinha comentado dias atrás, que Iruman poderia estar fazendo o joguinho combinado do secretario/deputado/enganador.

Agora com essa entrevista longa dos meninos do Thame vejo que a combinação segue seu curso.

Existe outra candidatura nessas prévias, será que esses meninos ainda não descobriram?

Anônimo disse...

Não sei porque tanta problematica na candidatura de Juçara Feitosa, se ela não poder sair pelo PT, sairá pelo PTB do "cherifão", afinal lá ela tem 100% do partido "capachão". Seus amigos do passado não te reconhecem Moacir e seu prestigioso pai tem pensado em vc!!! Anorina acorde esse homem. Faz vergonha.

Anônimo disse...

O jogo é combinado.
O cara não só quer a EMASA.
Topa uma secretaria daquelas sem cadeira (como foi a de transporte).
Ele nunca foi do grupo de Josias.
De tudo que li na entrevsita dele só gsotei quando ele chama o coronel de DEMOCRATA. É a cara dele!!! do coronel, é claro....
E I eu Martí...

Anônimo disse...

SÓ FALTA AGORA, GERALDO SIMÕES IMPOR MARIA ALICE (DEMO) COMO VICE DE JUSSARA FEIOSA!

Anônimo disse...

sei todos os podres de Iruman como advogado e no momento oportuno irei divulgar, se o diretorio souber ele não fica nem na porta do diretório.
m69@zarp.zzn.com