09 abril 2008

Ministro deve discutir PAC com produtores

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, poderá vir ao sul da Bahia para discutir o PAC do Cacau com produtores e dirigentes estaduais do agronegócio. A visita seria na próxima segunda, 14, durante reunião de cacauicultores no auditório principal da Uesc.

A vinda do ministro depende do resultado da reunião de hoje, na Casa Civil, entre o secretário estadual de agricultura, Geraldo Simões, e burocratas dos ministérios da Fazenda, Planejamento e Agricultura e da Casa Civil, em Brasília.

O ponto de maior divergência na reunião - que ainda não terminou - é o rebate da dívida dos cacauicultores. Os técnicos federais e o governo baiano ainda não chegaram a um consenso sobre as condições do rebate e o refinanciamento.

O secretário Geraldo Simões defende um rebate maior e condições mais suaves para o produtor pagar a dívida. Até o final do ano passado, estimava-se que o governo federal destinaria R$ 800 milhões para capitalizar os produtores e dar condições, também, de voltar a produzir e diversificar os negócios.

A discussão do programa seria feita com a participação do ministro Reinhold Stephanes e de Geraldo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ou Gente,

Mas Veloso não tinha dito que isto tudo já tava resolvido?

Cacauicultor Esperançoso

idelmondes disse...

Pois é seu Pimenta, a associação dos produtores saiu, Henrique Almeida, que o senhor deve conhecer, é o presidente. As negociações estão acontecendo e os produtores de cacau ainda não estão mortos, apesar de muito machucados.

As suas previsões, se Deus quiser, não acontecerão.

Um abraço