06 abril 2008

O caos no combate à dengue em Itabuna

Edição deste final de semana do jornal A Região traz documento oficial da Sesab que revela números falsos, omissão de registros de focos de larvas do mosquito da dengue e caos no combate ao Aedes aegypti em Itabuna.

De acordo com o documento, a secretaria municipal de saúde vinha mentindo sobre os números reais de infestação predial no município. Divulgava 4,3% através do secretário Jesuíno Oliveira e do coordenador municipal de combate a endemias quando o índice oficial era de 9,25%.

Pior: o índice oficial está bem abaixo do que se pode considerar real, pois os agentes de combate à doença vão a campo sem os tubitos para fazer as pesquisas larvárias (coleta de possíveis larvas do mosquito da dengue).

A matéria do jornal desmistifica a "excelência" do trabalho de combate ao mosquito da dengue no município. A cidade, frisemos, tem pelo menos dois casos suspeitos de dengue hemorrágica. Um paciente está internado no hospital Calixto Midlej Filho.

Por conta dos problemas e das estratégias, a 7ª Dires teria, segundo o jornal, chamado o setor de vigilância epidemiológica da prefeitura para um "sermão". Se a coisa continuasse do jeito que estava, a Sesab iria colocar a boca no trombone...

Confira a reportagem de A Região clicando aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Todos os dados de infestação do Município quanto ao combate a dengue são repassados todos os meses para: 7ª DIRES,SESAB,MINISTÉRIO DA SAÚDE, não entendo como são falsos, Quantos aos tubitos há um extremo exagero tudo se deve ao fato que a FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE EM ITABUNA COORDENOU A DENGUE EM ITABUNA E RECEBEU O TROFEU DO MINISTERIO DA SAÚDE COMO O MAIOR INDICE DE INFESTAÇÃO DO BRASIL 16,8 está ai o motivo de tanta perseguição a esta Secretaria que tem muitas falhas,mas quanto a dengue!!!! pergunte ao povo se melhorou o combate a dengue em Itabuna????