04 abril 2008

Seleção do Reda: Fraude atingiu 17 questões de prova elaborada pela Uesc

Exclusivo

A comissão que elaborou as provas do Reda da Uesc, aplicadas no dia 16 de março, para a contratação de técnicos universitários, função TEC 002, é acusada de fraudar o processo seletivo.

A comissão usou o velho Crtl+C + Crtl+V e plagiou pelo menos 17 questões das provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos. Elas foram copiadas, integralmente, de outros exames de seleções e concursos públicos realizados pela própria Uesc e outras instituições.

O Pimenta entrou em contato com a Comissão Permanente de Seleção e Orientação (Copesel) da Uesc, nesta manhã. A comissão confirmou a existência das irregularidades. Mas discorda do número total de questões copiadas, mas confirma que a anulação da prova e do resultado da seleção Reda ocorreu após denúncias de inscritos na seleção.

- O número exato de questões copiadas só teremos após a conclusão das investigações, diz a professora Clemildes, da Copesel, para quem a medida de anular a prova e os resultados mostra transparência por parte da reitoria.

De acordo com um dos candidatos, a mesma prova foi aplicada em outra seleção da Uesc. “As questões eram idênticas e colocadas na mesma ordem da seleção pública anterior. Bastou uma consulta à internet”.

A denúncia foi apresentada à Copesel, via e-mail. A comissão, através da circular interna 005, de 1º de abril, recomendou ao reitor Joaquim Bastos a anulação da prova e do resultado.

Apesar de disponibilizar duas vagas para a função de técnico universitário TEC 002, apenas um foi aprovado e nem se formou cadastro de reserva. Com a anulação, os candidatos às duas vagas farão nova prova no próximo domingo, 6, às 7h30min, no campus da Uesc.

Uma comissão de sindicância também foi constituída para apurar a fraude na seleção do Reda. A comissão terá 30 dias para identificar os responsáveis pela fraude e concluir as investigações, contados a partir da última quarta, dia 3.

Este blog ainda apurou que a comissão se reunirá na próxima segunda-feira para iniciar as investigações.

Confira mais informações sobre a fraude na seleção do Reda.

5 comentários:

Anônimo disse...

eu fiz a prova e fui prejudicado
eh fods

Anônimo disse...

O que de fraude na UESC na gestão de Joaquim Bastos, não tá no gibi. o Incrivel disso tudo é o silêncio do Governo Wagner.

Anônimo disse...

È e era praxi na UESC, antes do Jornal A Região e Pimenta na Muqueca denunciarem os mestrados e contratações eram para satisfazer quem apoiou Joaquim.

Anônimo disse...

É preciso enviar todo esse material para o TCE, que já está investigando Joaquim....

Anônimo disse...

Fui participante da porva do REDA e não notei nenhuma irregularidade, pelo contrário, achei muito organizado, apesar de não ter passado não me sinto lesado, porque não acredito que a fraude tenha atingido minha área.