19 abril 2007

Enfim, nasce a elaboração do pensamento positivo!

Gerson Menezes
publixcriativo@hotmail.com

Não conheço o conteúdo técnico do projeto de desenvolvimento encomendado pela Amurc ao consultor Carlos Aquino e apresentado ao Secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado. Mesmo não conhecendo o conteúdo, aplaudo a iniciativa da nova diretoria da Amurc e, tendo sido elaborado pelo consultor internacional Carlos Aquino, um filho desta nossa região e, portanto, dela sobejamente conhecedor, tenho quase todos os motivos para acreditar em algo promissor para o sul da Bahia.

Tenho sido combatido ao afirmar, que dentre os principais fatores das nossas crises, a crise de idéias sempre me pareceu o mais grave fator. Não existe planejamento. Tudo parece ainda girar em torno da outrora pujante economia cacaueira, quando a safra futura era vendida antecipadamente e o dinheiro embolsado de imediato. Quando a lavoura plantada pelos avós pioneiros prometia frutos por muitas outras gerações. Era só colher e vender.

Quando a Amurc foi fundada, o objetivo principal era a sua transformação em agente do desenvolvimento regional. No entanto, esse objetivo desvirtuou-se ao longo do tempo, cedendo lugar à subserviência ao Governo do Estado e à concepção de escritório político dos interesses pessoais, em que a vaidade de uns e a incompetência de outros levou o colegiado ao ostracismo da sua representatividade. Vejo agora a Amurc retomar os seus caminhos de origem e propondo a discussão de um projeto de desenvolvimento para a Região Sul da Bahia, que poderá vir a se somar com o Fórum Permanente que foi instalado em Brasília.

Apesar dos fatos passados terem alimentado o meu ceticismo, abro um parêntese para dar lugar à esperança de que um tempo novo está começando; que, afinal, estamos compreendendo a necessidade que se faz de criarmos o hábito e transformarmos em costumes o pensamento e o planejamento. Só lamento o fato da Amurc, tendo elaborado um projeto de desenvolvimento regional, antes mesmo de apresentá-lo às esferas maiores, não tenha dado ampla publicidade, apresentado-o ao conjunto da sociedade regional, além do seu colegiado, formado pelos prefeitos dos vários municípios da região.


Gerson Menezes é publicitário

Nenhum comentário: