10 abril 2008

A "Cassandra" do PAC do Cacau

A menos de um mês do lançamento do PAC do Cacau, a produtora Izabel Delmondes está preocupada. Segundo ela, não dá para conceber que os movimentos sociais possam participar do programa federal destinado à recuperação da lavoura cacaueira sul-baiana.

O Governo Lula, justifica Izabel Delmondes, já destina uma boa grana para os movimentos sociais - que invadem terras ou as expropriam.

A reação da vibrante produtora decorre das manifestações dos sem-terra, contrários à liberação de R$ 1 bilhão para abate da dívida dos cacauicultores, sem discussão com o fórum Território Litoral Sul.

Assim, diz Izabel, o PAC do Cacau não vai à frente:

- Em sendo assim, a coisa não vai andar pois, é claro, para onde é que serão carreadas as verbas? Em ano eleitoral e com o PT querendo aumentar os espaços ocupados...

Tá lá, na Lista Cacau, mantida pelo respeitado pesquisador Gonçalo Pereira, da Unicamp.

Será que Izabel "mordeu os dedos" antes de fazer tal afirmativa?

7 comentários:

Edgard Freitas disse...

Será?

Acho que não. A tendência é que ela seja a versão grapiúna do mito grego de Cassandra, que antevia o futuro e ninguém dava pelota.

Aliás, alguém me explica como é que o governo consegue transferir verbas para os movimentos de sem terra, que nem possuem personalidade jurídica?

E também: Os sem terra ajudaram a destruir muitas fazendas de cacau. Não me constam que seja cacauicultores.

Por que cargas d´água eles teriam que fazer parte do PAC do Cacau?

Aos sem-terra interessa ver as fazendas de cacau cada vez mais decadentes, sendo eles próprios também agentes desta decadência.

Toscko disse...

Amigo Edgard,

pelo que percebemos, o questionamento dos sem-terra diz respeito ao valor de R$ 1 bilhão para pagamento da dívida dos produtores - que acham alto demais. É um pensamento deles, e todos têm direito ao livre pensar e à expressão. Dar um bilhão aos produtores seria, seguindo esta lógica, perdoar a dívida dos cacauicultores.

Agora, se eles querem ou não uma "fatia" do PAC do Cacau, aí passemos a bola para quem é do movimento, responder.

Você já ouviu falar nas famosas cooperativas, né? É por lá que os movimentos carream - para usar uma expressão de Izabel - os recursos públicos. Se fazem bom ou mau uso deste dinheiro, aí fica para que os participantes respondam.

Sem fazer defesa deste ou daquele grupo, não se esqueça que boa parte de produtores - que nunca cuidaram de suas propriedades - viu nas invasões uma boa chance de tirar o pé, a barriga e todo o corpo da miséria, além da parte mais sensível - o bolso.

E, por conta disso, não foram e nem são raros os casos de produtores que se aliam a estes movimentos, aqui no sul da Bahia, para simular invasões em terras realmente (im)produtivas. E daí, forçarem a desapropriação.

É só conferir nos jornais.

Anônimo disse...

Cap. Nascimento diz:

Eu num já disse que o Dr. Edgard não passa de um play boy de m(*) metido a b(*)? Sempre defendendo a nobreza em detrimento dos menos favorecidos. A propósito, esse charuto é cubano?

idelmondes disse...

Que bom que vc lê o que escrevo, sinal de que consigo atingir os meus objetivos, provocar discussão sobre certos assuntos que muitas vezes passam despercebidos do grande público.

Mas as minhas reticências em relação a PAC e ano eleitoral não são nenhuma novidade, o ministro do TRE, Marco Aurélio, disse isso muito antes de mim, eu só fiz dar uma coloração local.

Eu vou estar na reunião da Associação de Produtores, aquela que vc disse que não sairia, se quiser pode vir falar comigo, será um prazer.

idelmondes disse...

Olha, eu acho que o produtor tem direito a essa verba sim, pois quase todos estão cheio de dívidas por conta de um pacote técnico equivocado que lhes foi imposto goela abaixo.

Só falta agora alguém dizer quem foi que elaborou esse pacote que o BB, ao emprestar o dinheiro, fazia cumprir.

Toscko disse...

Izabel,

este blog acompanha, com grande interesse, as discussões da Lista Cacau.

O blog adora os "cri-cris" inteligentes, porque provocam, tiram da inércia. Neste sentido, parabéns a você.

Agora, faça uma busca em nossos arquivos. Nele, não encontrará uma afirmativa que aponte para o que você disse. Em nenhum momento afirmamos que a associação "não sairia".

Pelo contrário, afirmamos que a associação "é necessária".

No mais, apenas criticamos a inércia inicial da associação. Tão somente.

Abraços e, com todo respeito, não deixe de ser a cri-cri da Lista.

idelmondes disse...

Amigo,

Somos, vc, eu e quem mais provoca, necessários para que as coisas saiam do marasmo. Não podemos ficar de braços cruzados vendo a banda passar, nós temos que tocar na banda também, isso é viver.

Vamos em frente
Izabel Delmondes