02 abril 2008

MLT deflagra o "abril vermelho" no sul da BA

O Movimento de Luta pela Terra (MLT) deflagrou o "abril vermelho" no sul da Bahia com o bloqueio da rodovia estadual BR-415, a cinco quilômetros do acesso a Ibicaraí. Às cinco horas da manhã de hoje, cerca de 200 famílias de sem-terra ligadas ao movimento formaram barreiras humanas e atearam fogo em pneus e madeira para impedir o tráfego de veículos.

De acordo com o líder do movimento, Antônio Sena, o objetivo é pressionar o governo a agilizar as desapropriações de terra na região. Somente na região de Ibicaraí, diz o líder, existem dois pedidos de desapropriação, das fazendas Conjunto Todos os Santos e Bernadete.

O bloqueio acontece ao lado de um acampamento do MLT, na Fazenda Liberdade. Eles querem também forçar o governo a discutir o PAC do Cacau. Eles não concordam com a liberação de R$ 1 bilhão para refinanciamento da dívida dos produtores sul-baianos. "Não houve discussão e o que queremos é discutir a política agrária".

As manifestações também incluem uma série de atividades e, pelo menos, dez ocupações de terras improdutivas na região. Em Ibicaraí, querem também mais infra-estrutura para as terras já desapropriadas.

Nenhum comentário: