25 outubro 2006

Confira o Datafolha por região e classe sócio-econômica

Lula ganhou três pontos percentuais no Nordeste, passando de 71% para 74% das intenções de voto, e ampliando ainda mais sua vantagem na região. No Sudeste, o petista oscilou de 52% para 54%, enquanto Alckmin se manteve com 41%. No Sul, o tucano permaneceu com 50%, e o petista oscilou de 43% para 44%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o candidato à reeleição pelo PT repete os 56% obtidos na pesquisa anterior, enquanto o peessedebista oscilou de 40% para 39%.

Entre os que têm escolaridade média, Lula passou de 53% para 56% das intenções de voto; Alckmin oscilou de 41% para 40% nesse estrato. O tucano continua liderando entre os que têm escolaridade superior (54% a 40%), e Lula segue com larga vantagem entre os que têm escolaridade fundamental (64% a 31%).

A pesquisa também não mostra maiores variações no que diz respeito aos segmentos por renda familiar mensal. Lula oscilou de 62% para 64% entre os que têm renda familiar até dois salários mínimos, outro segmento no qual vem liderando com folga. No outro extremo, o dos que ganham acima de dez salários mínimos, Alckmin oscilou de 56% para 57%, enquanto o petista se manteve com 38%.

Lula ganhou quatro pontos percentuais nos municípios que têm entre 35 mil e 100 mil eleitores (passou de 55% para 59% das intenções de voto) , idêntico percentual entre os eleitores com idade entre 45 a 59 anos (de 56% para 60%), e três pontos entre os eleitores com idade entre 16 e 24 anos (de 55% para 58%)

Os candidatos à Presidência têm percentuais semelhantes de eleitores convictos de sua posição em quantidade. Entre os que têm, hoje, intenção de votar em Lula, 93% se dizem totalmente decididos, e 7% afirmam que seu voto ainda pode mudar. Entre os que pretendem votar em Geraldo Alckmin 92% declaram total convicção quanto ao seu voto, ante 8% que admitem mudar de idéia até domingo.

Entre os que têm intenção de votar em Lula, mas admitem mudar, 60% afirmam que dariam seu voto ao adversário do petista e 33% votariam em branco ou anulariam o voto. Entre os que pretendem votar em Alckmin, mas não estão totalmente decididos, 63% declaram que existe chance de que votem em Lula e 28% afirmam que, em caso de mudança, vão votar nulo ou em branco.

Quando solicitados a dizer que número vão digitar na urna eletrônica para confirmar seu voto no domingo, respondem corretamente 89% dos eleitores que têm intenção de votar em Lula e 86% que declaram votar em Alckmin

Nenhum comentário: