21 outubro 2006

Fernando Gomes versus Geraldo Simões - 1

"Os anos 80 do século passado revelaram para o mundo da política itabunense e regional, Fernando Gomes. Forte empatia com as massas, é prefeito pela quarta vez de Itabuna, além de passagem como deputado federal. De secretário do ex-prefeito José Oduque Teixeira, administrador competente e zeloso com o recurso público, Fernando Gomes elegeu-se prefeito e desde então o poder vem se alternando, um mandato seu e o seguinte, de outros. Ubado Dantas o sucedeu, mas voltou no seguinte mandato. Em 1992, numa eleição virtualmente de Ubaldo Dantas, Geraldo Simões, na reta de chegada, ultrapassa os ex-prefeitos Ubaldo e José Oduque, esse apoiado por Fernando Gomes.

Geraldo Simões converteu-se no fato novo na política itabunense dos anos 90, elegendo-se pelo Partido dos Trabalhadores e se mantém desde então. Em 1996, Fernando Gomes volta à cena, derrotando o deputado estadual Renato Costa, apoiado por Geraldo Simões. Em 2000, Geraldo Simões, compondo com as forças de esquerda locais, derrota Fernando Gomes. E, na última eleição municipal, em 2004, nova vitória de Fernando Gomes sobre Geraldo Simões e sua tentativa de reeleição. Nesse resultado, ressalte-se, foi importante o fracionamento das forças de esquerda locais, fracionamento esse que persiste. Em pouquíssimas palavras, isso resume o panorama político em Itabuna desde meado dos anos 80 até hoje."

A análise é do sociólogo Agenor Gasparetto. Para acessá-la na íntegra, clique no título desta nota. Abaixo, o desdobramento do artigo em duas outras postagens.

Nenhum comentário: