25 outubro 2006

GERALDO: O QUE FAZER NOS ÚLTIMOS DIAS, DEBATES E PROGRAMAS?

"1. Uma diferença de 21 pontos - de fato uns 16 se descontados os efeitos da abstenção e pesquisa de meio de semana- é difícil, mas não impossível de ser ultrapassada.

2. Para isso é necessário corrigir uns erros do programa e passar a focalizar a classe média. Geraldo apontou para os setores populares -dose certa, renda mínima, vou continuar o bolsa-família, mutirão da saúde... Resultado: não tirou nada do Lula, ao contrário, e ainda abriu o flanco na classe média. Os dados abaixo, da pesquisa Data-Folha de ontem, exemplificam.

3. O empate de Lula no Paraná, assanhou o Requião, que depois de ficar neutro voltou ao colo de Lula. Serra foi ao Paraná para tentar compensar.

4. O foco dos últimos dias de Geraldo deve ser: apontar para os pontos fortes, ou seja, S.Paulo, Sul, Classe Média. Repetir o programa de segurança é um exemplo. Entrar com intensidade num discurso mais conservador -lei, ordem e família- é outro.

5. Tratar a questão da ética ao nível de compreensão de todos com metáforas práticas do dia a dia para que dossiês e mensaleiros não pareçam questões internas aos políticos. Dizer que o dinheiro é da população que paga impostos e que nestes desvios quem é roubado é a população que paga impostos.

6. No primeiro turno, dos votos totais, Geraldo teve 37% e Lula 44%. Agora Geraldo tem 39% e Lula 58%. Lula ganhou 14 e Geraldo 2. Grande parte do ganho de Lula foi na classe média -5 a 10 SM.

7. Os debates foram repetitivos, de temas, caras e bocas. Mais grave que os temas são as caras e bocas. Há que variar na TVG. Surgir com variações de imagem.

8. Este Ex-Blog lembra que as tendências pequenas, no final da eleição se aceleram. O fundamental é criar essas tendências mesmo que seja Lula vindo até sexta pela manhã para 55% ou 56% e Geraldo indo para 41%. 30% dos eleitores efetivamente decidem na noite de sexta, no sábado e no domingo pela manhã. Quando dizem que estão decididos, estão... mas naquele dia.

9. E atenção: nada da classe média ir para Guarujá, Angra, Serra, Mar... neste fim de semana pensando que a eleição está resolvida. Pode não estar. E se Geraldo perder por uma diferença muito menor a culpa poderá ser desses.


E LEMBRE-SE:

Soma de Lula e Geraldo na espontânea DataFolha: 89%. Soma na Induzida 95%.
Abstenção + brancos + nulos no dia da eleição: 23% ou mais. Votos que não ocorrerão: 18%."

TEXTO PUBLICADO NO EX-BLOG DE CÉSAR MAIA

Nenhum comentário: