24 outubro 2006

Datafolha: aprovação ao governo é a maior já obtida por um presidente!


"A cinco dias do segundo turno da eleição presidencial, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, segue como favorito à reeleição, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha ontem, dia 23, e hoje, dia 24 de outubro. Se a eleição fosse hoje, 58% dos eleitores brasileiros votariam em Lula, taxa 21 pontos maior do que a dos que dariam seu voto ao candidato do PSDB, Geraldo Alckmin (37%).

Em relação ao levantamento anterior, realizado nos dias 16 e 17, o petista oscilou um ponto para cima (tinha 57% das intenções de voto) e Alckmin um ponto para baixo (tinha 38%), dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. A taxa dos que pretendem anular o voto ou votar em branco oscilou de 3% para 2% e a dos que se declaram indecisos se manteve em 3%.

Considerados apenas os votos válidos, isto é, excluídos os votos nulos, brancos, e os eleitores indecisos, Lula oscilou de 60% para 61%, enquanto Geraldo Alckmin passou de 40% para 39%. Dessa forma, a vantagem do candidato à reeleição em relação a seu adversário, no que diz respeito aos votos válidos, oscilou de 20 para 22 pontos percentuais.

A taxa dos que dizem espontaneamente, isto é, antes que lhe seja entregue um cartão com os nomes dos candidatos, que vão votar em Lula para presidente, oscilou de 53% para 55%. Alckmin se manteve com 34% de intenção de voto espontânea.

O Datafolha ouviu 7218 eleitores em 347 municípios do país. A pesquisa foi concluída um dia após debate promovido pela TV Record entre os dois candidatos à Presidência, o terceiro neste segundo turno.

Lula chega às vésperas da eleição na condição de favorito e alcançando a maior taxa de aprovação a um presidente desde que o Datafolha começou a fazer pesquisas nacionais de avaliação do governo Federal, em 1990. O percentual dos que consideram o desempenho do petista ótimo ou bom oscilou de 51% na semana passada para 53% hoje. A taxa dos que consideram o governo Lula regular oscilou de 33% para 31% e a dos que classificam o desempenho do presidente como ruim ou péssimo se manteve em 15%.

A nota média atribuída ao presidente, em uma escala de zero a dez, é 6,8."

Do site do Datafolha. Para ler a íntegra, clique no título desta nota.

Nenhum comentário: