21 outubro 2006

Ibope confirma ampliação da vantagem de Lula

Nelson Rodrigues dizia que “a dúvida é autora das insônias mais cruéis”. Inversamente, afirmava ele, “uma boa e sólida certeza vale como um barbitúrico irresistível”.

Dá-se justamente o oposto com Geraldo Alckmin. O que lhe tira o sono não é a dúvida, mas a certeza. A certeza de que o Planalto vai se tornando um sonho cada vez mais distante.

O pesadelo de Alckmin vem sendo esboçado nas pesquisas. Uma após a outra. Primeiro o Datafolha; depois o Vox Populi. Nesta sexta, o Ibope. Deu no Jornal Nacional.

No intervalo de uma semana, o índice de intenções de voto de Lula subiu de 52% para 57%. O de Alckmin, decaiu de 40% para 36%. Diferença de 21 pontos percentuais.

O quadro parece ainda mais adverso para o tucano quando são contabilizados apenas os votos válidos, excluindo-se os brancos, os nulos e os eleitores indecisos. É como faz o TSE na hora de promover a contagem oficial. Neste caso, Lula amealha 62% dos votos. Alckmin, 38. Diferença de 24 pontos.

Como se vê tudo o que Alckmin necessita no momento é o sonífero de uma dúvida, não a certeza cada vez mais sólida que arde sob seu colchão.

NOTA PUBLICADA NO BLOG DO JORNALISTA JOSIAS DE SOUZA

Nenhum comentário: