06 abril 2007

Chacina de Itajuípe: cadê a "mulher assassina"?

Durante todo o desenrolar das investigações da chacina de Itajuípe, a polícia falava da participação de uma quarta pessoa na elaboração e execução do crime. Agora, a polícia concluiu o inquérito e a "uma mulher envolvida nos assassinatos" não apareceu. Cinco pessoas foram executadas e todas elas eram ligadas ao mandante, o técnico da Petrobras José Américo Reis Filho.

Como as investigações transcorreram de forma séria e ágil, pode-se depreender que a polícia apenas suspeitou, mas não encontrou elementos suficientes para indiciar a mulher que "também" teria participado da chacina.

As investigações apenas comprovaram o que este blog havia abordado: todo o crime esteve relacionado a um forte esquema de desfalques na base de dutos da Petrobras em Itabuna, uma queima-de-arquivo.

O mandante do crime, José Américo Reis Filho (na foto ao lado, com Ediane), recebia propina de empresas que possuíam negócios na base de dutos de Itabuna. A grana, segundo investigação da polícia, era depositada em contas de Ediane Duarte, amante cruelmente assassinada por ordem do próprio José Américo. Ediane iniciou uma chantagem que resultou em sua morte.

José Américo era o segundo homem da Petrobras em Itabuna. Apresentava-se como engenheiro, inclusive para a polícia, no momento da prisão. A farsa caiu por terra quando este blog revelou que ele não passava de um técnico. Saiu de cela especial para a comum.

A próxima fase será o aprofundamento das investigações. Os mortos na chacina de Itajuípe foram a amante de José Américo, Ediane Duarte, o filho José Américo Júnior, de apenas cinco anos, Geysa Silva dos Santos e Leidelaura Paz Santos, de 25 e 26 anos, e Pedro Henrique Santos Cruz, dois anos (fotos acima).

O resultado do inquérito da chacina de Itajuípe você confere na edição on-line do jornal A Região e clicando AQUI.

Um comentário:

Anônimo disse...

A quarta pessoa é a viúva com mordomos e tudo mais...
É uma viúva nova nasceu em 1953 foi uma grande mãe gerou filhos lindos: Distribuidora,Trading, Fundo de Pensão e Conselhos e vem mantendo um partido aliado ao chefe,bem ao método \siciliano.
Utiliza muitos métodos de prostituição e corrupção com grande desenvoltura.