29 maio 2007

Como na China, Uesc censura o acesso à internet

ExclusivoPara os estudantes, é censura. Professores e funcionários consideram a medida descabida. O fato é que a reitoria da Uesc proibiu o acesso a sites com áudio e vídeo a partir dos computadores instalados no campus. A lista de sites proibidos seria grande.


Segundo uma fonte, todos os terminais de computadores são monitorados pela Unidade de Desenvolvimento Operacional (UDO). O monitoramento ainda conta com o auxílio do programa Websense, dispositivo de segurança que impede o acesso a determinados conteúdos ou sites.

Os cursos mais prejudicados são os que trabalham com imagens e áudio, dentre eles o de comunicação social. Na reitoria, ninguém explica o motivo da censura, inaceitável para uma universidade.

Estudantes e professores ouvidos pelo Pimenta na Muqueca reclamam que é proibido até mesmo a baixa de arquivos de sites de instituições como a Biblioteca Nacional, Câmara Federal e Senado Federal.

O quadro se assemelha - e muito! - à China, onde qualquer acesso à internet é monitorado por órgãos governamentais, e vários conteúdos são proibidos naquele país asiático. "Vivemos uma censura disfarçada", protesta um estudante, que prefere não identificar-se por temer retaliações.
Um professor ouvido por este blog afirma que é até compreensível que seja bloqueado acesso a sites de relacionamentos (como o Orkut). "A gente só acessa MSN porque a UDO também usa o programa", diz, irônico.

O professor, entretanto, discorda da proibição à baixa de arquivos. "Não dá para entender, nem sabemos os motivos para tal medida". YouTube e Google Vídeos são outros sites que possuem amplo acervo, mas estão proibidos numa das principais universidades do estado. "É a contramão da história", lamenta um estudante.

Um funcionário lembra que o corte foi gradativo. Começou há um ano e meio até atingir "níveis inaceitáveis". Se o estudante ou professor de biologia, por exemplo, tenta assistir a uma vídeo-reportagem sobre o aquecimento global, aparece a mensagem "página indisponível".

"Aonde vamos com essa censura?".

3 comentários:

Anônimo disse...

Nada a Comentar.
Quem conhece "Quincas Pão", sabe que o seu autoritarismo e troculência, precede ao título de "Magnifíco Reitor" que ostenta na UESC.
E... Ponto Final!

Anônimo disse...

Valeu, seo Pimenta

A situação aqui, como diz a reportagem, é insuportável.

Continue assim!

Anônimo disse...

Acho que o bloqueio chegou a esse ponto pq antes os estudantes e estagiários só usavam a internet para bater-papo e ver putaria. Pena que agora estamos pagando pelo abuso dos outros.