Datafolha explica grande vantagem de Lula
"Lula chega a 57%; vantagem
sobre Alckmin é de 19 pontos percentuais
Petista ganhou seis pontos em uma semana; peessedebista oscilou dois pontos para baixo
Pesquisa concluída pelo Datafolha a 12 dias do segundo turno da eleição para a Presidência mostra que o atual ocupante do cargo e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, ampliou sua vantagem sobre o segundo colocado, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.
Se a eleição fosse hoje, 57% dos eleitores brasileiros votariam em Lula. Essa taxa é seis pontos maior do que a que o petista obtinha na pesquisa anterior, realizada no dia 10 de outubro, quando 51% declaravam intenção de votar pela reeleição do presidente. Alckmin, por sua vez, oscilou para baixo, dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais, passando de 40% para 38% das intenções de voto.
Assim, a vantagem do petista sobre seu adversário, no total de votos, subiu de 11 para 19 pontos percentuais. A taxa de eleitores sem candidato caiu de nove para seis pontos percentuais: hoje, 3% têm intenção de votar em branco ou anular o voto (eram 4% na pesquisa anterior) e percentual idêntico não saberia em quem votar (eram 5%).
Foram ouvidos 7133 eleitores, ontem, 16, e hoje, 17 de outubro, em 348 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Considerados apenas os votos válidos, isto é, excluídos os votos nulos, brancos, e os eleitores indecisos, Lula subiu de 56% para 60%, enquanto Geraldo Alckmin passou de 44% para 40%.
O fortalecimento do favoritismo de Lula é acompanhado por melhora na avaliação a seu governo. O percentual de eleitores brasileiros que acham que o presidente está fazendo um governo ótimo ou bom oscilou dois pontos para cima em relação ao levantamento anterior, passando de 49% para 51%. A taxa dos que classificam o governo Lula regular se manteve em 33% e a dos que acham que a maneira como ele vem governando o país é ruim ou péssima passou de 17% para 15%.
A nota média atribuída ao presidente, em uma escala de zero a dez, que era 6,6 na pesquisa anterior, é hoje 6,8.
O Datafolha também pediu aos eleitores que dissessem, espontaneamente, em quem vão votar para presidente no segundo turno. Os percentuais obtidos são parecidos com aqueles verificados após a apresentação de cartão circular com os nomes dos candidatos: Lula é citado por 53% e Alckmin por 34%.
Este levantamento é o primeiro a ser realizado após o início do horário eleitoral gratuito do segundo turno, na última quinta-feira, 12 de outubro. O segundo dia de campo da pesquisa ocorreu após entrevista do presidente ao programa Roda Viva, promovido pela TV Cultura na noite de segunda-feira .
Entre os eleitores que pretendem votar hoje em Lula, 9% dizem que seu voto ainda pode mudar até o dia da eleição. Percentual idêntico manifesta não estar totalmente convicto de seu voto entre os eleitores de Geraldo Alckmin.
Dos que, hoje, têm intenção de votar no petista, mas não estão totalmente decididos, 63% dizem que votariam em seu adversário, em caso de mudança; 30% votariam branco ou anulariam o voto. Dos que têm intenção de votar em Alckmin, e dizem que o voto ainda pode mudar, 53% optariam pelo petista e 40% anulariam o voto ou votariam em branco.
Indagados sobre o número que devem digitar na urna eletrônica para confirmar seu voto no próximo dia 29, respondem corretamente 87% dos eleitores que têm intenção de votar no petista e 86% dos que pretendem dar seu voto ao candidato do PSDB."
Clique no título da nota para acessar o site do Datafolha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário