"Eu já tô cansado dessa panelinha"...
O ex-ministro Jaques Wagner (PT) saiu na frente e, contrariando as pesquisas, venceu a disputa ao governo da Bahia no primeiro turno. Com 53,12% dos votos válidos em 96% das urnas apuradas, ele bateu o candidato Paulo Souto (PFL), 62, que disputava a reeleição e somava 42,71%.
A vitória de Jaques Wagner é uma dupla revanche, já que o petista venceu o mesmo candidato que o derrotou em 2002 e, de quebra, encerrou a hegemonia do PFL na Bahia. Desde 1991, os quatro governadores do Estado são filiados ao partido: Antonio Carlos Magalhães, César Borges e o próprio Paulo Souto (duas vezes). A vitória de Souto daria 20 anos de controle ao PFL.
Jaques Wagner nunca havia ganho uma eleição majoritária. Antes de ter sido derrotado por Souto em 2002, Wagner perdeu a Prefeitura de Camaçari (região metropolitana de Salvador).
Na disputa ao Senado, o PFL também foi derrotado. Quem ficou com a vaga foi o ex-governador João Durval Carneiro (PDT), que somou 47,57% dos votos válidos --exclui brancos e nulos. Rodolfo Tourinho (PFL) ficou com 34% dos votos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário