06 outubro 2006

Resumo geral da pesquisa Datafolha

"A primeira pesquisa realizada pelo Datafolha sobre a disputa pela Presidência do Brasil no segundo turno mostra que o atual presidente e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 50% das intenções de voto. Seu adversário, Geraldo Alckmin, do PSDB, conta com 43% das preferências. Se a eleição fosse hoje, 3% dos eleitores brasileiros votariam em branco ou anulariam o voto; 4% se dizem indecisos.

Entre os eleitores que declaram ter votado na candidata do PSOL, Heloísa Helena, para presidente no primeiro turno, 48% dizem que pretendem votar em Geraldo Alckmin na segunda votação que ocorre no próximo dia 29 de outubro. Lula é o candidato de 32% dos eleitores da candidata do PSOL, que declarou não apoiar nenhum dos dois candidatos na segunda votação para a Presidência. Os eleitores de Cristovam Buarque, do PDT, se dividem: 39% dizem que vão votar no candidato petista à reeleição e percentual idêntico afirma que vai votar no candidato tucano.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluídos votos nulos, em branco e os eleitores que se declaram indecisos, Lula tem 54% e Alckmin 46%.

O Datafolha ouviu 5811 eleitores, nos dias 5 e 6 de setembro de 2006, em 368 municípios. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Lula atinge 57% das intenções de voto (sete pontos acima da média) entre os eleitores que têm até o ensino fundamental, ficando 21 pontos percentuais à frente de Alckmin, que obtém 36% nesse estrato. Os eleitores que têm escolaridade média se dividem: 48% têm intenção de votar no candidato do PSDB à Presidência e 45% afirmam que vão votar no candidato do PT à reeleição. A maioria (56%) dos eleitores com escolaridade superior prefere o tucano; Lula tem 35% dos votos entre os mais escolarizados.

O candidato petista lidera com folga entre os eleitores com renda familiar mensal até dois salários mínimos: nesse segmento, ele tem 59% das intenções de voto, 25 pontos a mais do que Alckmin (34%). À medida que aumenta a renda do eleitor, no entanto, o placar fica mais favorável para o candidato peessedebista: 49% a 45% entre os que têm renda entre dois e cinco salários mínimos, 51% a 41% entre os que têm rendimentos entre cinco e dez salários e 69% a 24% entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, uma diferença de 45 pontos a favor do tucano.

Entre os eleitores do Nordeste, Lula tem 67% das intenções de voto, 39 pontos à frente de Geraldo Alckmin, que obtém 28%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste o resultado é similar ao verificado entre o total de brasileiros: 50% pretendem votar pela reeleição do atual presidente e 44% no candidato do PSDB. No Sul, Alckmin fica 24 pontos à frente de Lula (57% a 33%) e no Sudeste ocorre empate (47% para o peessedebista, 45% o petista)."

Do Datafolha

Nenhum comentário: