Capitão Fábio e Veloso podem perder o mandato*...
...assim como todos aqueles deputados e vereadores que trocarem de partido. Esse é o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No final desta noite, os ministros decidiram, por 6 votos a 1, que o mandato pertence ao partido pelo qual o político se elegeu.
A decisão vale apenas para as eleições proporcionais (deputados estaduais e federais e vereadores) e não atinge os cargos executivos (prefeitos, governadores e presidente) e senadores.
A 'grosso modo', os ministros querem dizer que vereadores e deputados dependem de seus partidos para se eleger. Dados do TSE praticamente 'fortalecem' a tese. Dos 513 deputados federais eleitos em outubro passado, apenas 32 ganharam a vaga sem depender da coligação ao obter votação acima do coeficiente eleitoral.
De acordo com o TSE, apenas 32 deputados federais obtiveram votação ou superior ao coeficiente eleitoral e não precisaram dos votos de seus partidos para se elegerem. O restante dependeu dos votos obtidos pelo partido ou coligação para ganhar o mandato.
* Aos que pularam de galho, um alento: a decisão só pegará mesmo quem mudar de ninho daqui para frente. E olhe lá! Assim, a decisão não atingiria, dessa vez, os deputados Capitão Fábio e Raymundo Veloso. Mas que eles não ataquem e traiam de novo os partidos pelos quais foram eleitos. Do contrário, o TSE fisga sem pena!
2 comentários:
Os membros do TSE estão de parabéns,tomaram uma decisão corretissima, às 16:26 hs de hoje os partidos PFL,PPS,PSDB,e PDT estraram na justica para reaverem os seus mandatos,apesar de eu ser filiado ao PcDoB,desejo que esses aproveitadores tipo Capitão Fábio e Velloso percam os mandatos porque eles não passam de sanguesugas.
Alguém sabe mim informar quantas vezes esse Capitão bandido chamado Fábio já trocou de partido?
Vale até uma enquete.
Postar um comentário