22 março 2007

A vaia histórica

Publicada aqui no final da tarde de segunda-feira, a nota sobre as vais recebidas pelo prefeito Fernando Gomens na procissão de São José merecem avaliação do colunista político Eduardo Anunciação. Confira a análise de "Gaguinho", abaixo:


Fernando Gomes, prefeito de plantão daqui de Itabuna, sem direito a foto do dia, na segunda–feira deste março, 19, compareceu na Procissão de São José, como sabemos, padroeiro, obreiro desta capital-cidade do planeta cacau. A seguir.
*
Catedral S. José estava superlotada, as praças, ruas das vizinhanças lotadas. Lá estava a multidão reverenciando com convicção, emoção, razão, fé a divindade de José. No próximo parágrafo, com o máximo de cristianismo, verbo cristão.
*
Dom Ceslau Stanula. Depois do encerramento dos cânticos litúrgicos, procissão, quando da pregação-saudação do bispo Dom Ceslau as autoridades, católicos, fiéis, se seguiu uma manifestação estrondosa de protesto, repúdio. A saber.
*
Fernando Gomes. Protesto, repúdio, vaia em direção ao senhor Fernando Gomes. Era a coletividade se transformando em sociedade cidadã, enquanto o prefeito se refugiava, escondido em uma das colunas da Catedral de São José. Adiante.
*
Fernando Gomes vai experimentando uma impopularidade, rejeição histórica em sua trajetória política por razões óbvias. Vai parecendo que nada será como antigamente, mas isso compete ao cidadão-eleitor decidir na eleição.
*
Fernando Gomes. É o eleitor quem vai decretar ou não o fim do modelo, da era fernandista. Pela primeira vez neste meio século, se viu coisa parecida, se viu coisa igual na Procissão de São José. A indignação contra um político.
*
Fernando Gomes. A comunidade, sociedade, povo deste chão vai majoritariamente protestando, vai pacificamente se opondo aos métodos administrativos, políticos do senhor Fernando Gomes. O movimento vai se expandindo espontaneamente.
*
Fernando Gomes, esclarecendo. O prefeito não foi pessoalmente hostilizado nem seus seguranças. Era o administrador, o político repudiado, vaiado pela multidão. Ele ficou pálido, tenso. É compreensível. Concluindo.
*
Fernando Gomes não conseguiu motivação para rezar o Pai-Nosso, não conseguiu ânimo para orar uma Ave-Maria, não conseguiu mover os lábios. Os métodos do prefeito estão sendo condenados pela coletividade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem bem conhece o sr. Fernando Gomes é o tal "Gaguinho". Afinal, com ele viveu por muito tempo.

Não posso deixar de reconhecer a infelicidade do nosso prefeito. A vaia, infelizmente, mais parece final de carreira para o principal político desta terra.

Fernando, tá vendo o mal que Marquinhos nos fez?