27 março 2007

Itabuna e Ilhéus demitem mais do que empregam

Janeiro não foi um bom mês para o profissional que buscou uma colocação no mercado de trabalho nos municípios de Ilhéus e Itabuna. Pior: muitos receberam o cartão vermelho. Nas duas principais cidades sul-baianas, o primeiro mês do ano registrou número de demissões superior ao de contratações formais, aquelas com carteira assinada.

De acordo com o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho, o desemprego aumentou 0,37% em Itabuna no início deste ano. Em janeiro, 685 pessoas perderam emprego com carteira assinada no município. Apenas 572 trabalhadores foram admitidos, o que significou uma redução de 113 vagas no mercado local. Comércio, bancos e serviços foram os setores que mais desempregaram.

A exemplo da vizinha cidade, a economia de Ilhéus não teve o que comemorar em igual período. O primeiro mês do ano registrou saldo negativo na relação admissão e demissões com carteira assinada. Mesmo estando na alta temporada, as empresas ilheenses contrataram apenas 431 empregados com carteira assinada, número este superado pelo total de desligamentos: 444, saldo negativo de 13 vagas. O setor que mais demitiu foi o agropecuário.

Nenhum comentário: