Debite-se ao presidente
Gerson Menezes
publixcriativo@hotmail.com
Deve ser debitado ao presidente Lula e ao seu ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, todo e qualquer prejuízo que a Petrobras possa vir a sofrer, causado pela desapropriação das suas refinarias de petróleo na Bolívia.
_
Há um ano, quando o presidente da Bolívia, Evo Morales, nacionalizou os “hidrocarbonetos”, invadiu militarmente as refinarias e impôs a Petrobrás à renegociação dos contratos de exploração e refino, o presidente Lula aplaudiu o ato do “hermano presidente”, como um gesto de auto-afirmação do povo boliviano que assim assumiria o direito às suas riquezas.
_
Ao apoiar a atitude do colega publicamente, Lula desautorizou a Petrobras de recorrer aos tribunais internacionais na busca da proteção dos contratos vigentes e, conseqüentemente, dos direitos dos acionistas e do povo brasileiro.
_
Deslumbrado com a política de “grande líder” do continente, proposta e aceita pelo seu ministro das Relações Exteriores, o presidente Lula apoiou e prestigiou o seu companheiro Evo Morales, julgando, talvez, que o preço pago pela concretização do seu sonho de estadista das Américas seria pequeno e a ser quitado pela Petrobras.
_
Lula e os seus tolos ministros só não perceberam que o “cocaleiro” Evo Morales seguia à risca as orientações do seu outro colega Hugo Chavez, que também sonha liderar o continente sul americano, cópia do sonho do general Simon Bolivar, de criação da República Bolivariana.
_
Agora, diante do fato inexorável, depois que Morales baixou o decreto de desapropriação das instalações da Petrobras na Bolívia e se nega a pagar o preço justo, é que Lula quer devolver à petrolífera a responsabilidade pelas negociações, afirmando que esse não é um assunto de governo. Se não o é hoje, como o foi há um ano?
_
O presidente Lula pode e deve vir a ser responsabilizado pelos acionistas da Petrobras e pelo povo brasileiro, através dos seus congressistas, pelo crime de “lesa-pátria”, por ter financiado com o dinheiro do povo brasileiro o seu sonho nanico de líder das Américas. Sonho, aliás, desenhado para ele por José Dirceu, como figurino certo, para dar status e ocupação a um presidente que não sabe governar.
Gerson Menezes é publicitário
3 comentários:
Eu acho muito deplorável uns caras que adoram falar mal do Lula , do Evo Morales, do Hugo Chaves, pô cara, muda um pouco o alvo das suas críticas, pois está parecendo puro preconceito e falta de identidade latinoamericana.Acho justo que, depois do Brasil ter tomado a força o Acre dos bolivianos e ter pago a preço de banana pelo gás durante décadas, que Lula ou a Petrobrás procure negociar de forma civilizada e justa com os irmãos bolivianos.Espero que o senhor procure se reportar aos acima citados com o respeito devido.Afinal de contas, liberdade de imprensa, não significa ser desrespeitoso com as pessoas.
O publicitario deveria se interar melhor sobre o assunto antes de publicar m...
Não entendo porque a direção desse blog,ainda publica matérias de "jornalista" como esse.
É um verdadeiro capitalista idiota.
Postar um comentário