30 junho 2007

Zelão dá a sua primeira!!!

Zelão, o eterno anônimo

Véio, agora eu entendo o verdadeiro significado da primeira vez na vida da gente.

A primeira namorada, o primeiro beijo, a primeira transa, o primeiro susto por que a camisinha furou, o recebimento do primeiro salário, o primeiro carro e o nascimento do primeiro filho. Acredite, véio, é assim que tô me sentindo ao escrever o meu primeiro artigo aqui no blog. É a mesma sensação de quem passou a vida toda sendo estilingue e, de repente, se vê sendo vidraça. Só peço que a “tchurma” pegue leve nos comentários. Não esqueçam que “quem tem c... têm medo!”.

De propósito, escolhi falar sobre a situação política e administrativa de Ilhéus, não sob o ponto de vista que levou o prefeito “Val Di Rico” a ser o saco de pancadas da vez. Vítima de uma crise de benevolência - ou seria de conivência? -, resolvi me nomear defensor dativo do suspeito delinqüente.

Passemos aos fatos:

Como pode a sociedade, tomada de uma crise de moralidade, apontar o dedo acusador contra este homem? Apontam nele defeitos e o acusam com palavras, que vão muito além da sua compreensão medíocre, compulsiva. Desconhecem os seus mais elementares valores instintivos de ganhar dinheiro, negando até desconhecerem de onde veio a dinheirama que ele “investiu na campanha”.

Para a medíocre existência de Val Di Rico, valores como família (sua e as dos outros), coisa pública e privada, história e estória, pouco ou nada significam. Ateu por deformação, sem ideologia alguma, esse pobre rico homem aprendeu com as intempéries da vida que é “viadagem” ficar filosofando sobre o “ser ou não ser”, quando o que importa é o “ter ou não ter”.

Impiedosamente o colocam, diante do dilema de ter que escolher entre o “se fazer” e o “fazer por Ilhéus”. Claro que não poderia ser outra a sua opção e ele se agarrou à primeira.

Não é justo que exponham com maledicências, nas esquinas e no calçadão da Marquês de Paranaguá, as entranhas podres de um governo como se fossem as mais fétidas dentre todas. Val Di Rico é só mais uma vítima do capitalismo selvagem e da globalização.

Todos os dias, sentado em frente à televisão, ele vê desfilar as imagens e, mesmo sem entender “patavina” das mensagens, vê como é a vida de rico e a miserável agonia dos pobres, que ele conhece bem do passado miserável que teve. Seria até desumano querer que ele abrisse mão dos ganhos.

Sejam benevolentes. Não joguem pedras para o alto por que uma acabará lhes caindo sobre a cabeça. Sigam o exemplo do Cristo ao perdoar o ladrão. Só não precisam oferecer também a outra face. Façamos o seguinte: esqueçamos Val Di Rico, assim como ele esqueceu o povo dos “Ilhéuzu” e deu uma “banana” para os que o chamam de analfabeto, amoral e cínico.

Não precisam também mandar ir tomar no C..., como ele faz com os seus detratores – aí é baixaria e disso ele entende melhor que vocês. Um ano e sete meses passa depressa. É só aguardar sentado e rezando para que Ilhéus não seja vendida com escritura pública.

6 comentários:

Anônimo disse...

Zelão:

Quem te viu e quem te vê...
Tenho amigos na Prefeitura, mais precisamente no RH, e vou procurar saber quanto foi valor do seu passe. Me aguarde ...

Anônimo disse...

Zelão Repeende Sêo Atônito:

Deixa de ser "enxirido". Daqui a pouco ocê vai querer saber qual é o sexo dos anjos. Saber por quanto uma dama se despe, ou uma puta se vende?
Cada homi tem o seu preço. O mêo, se alguém se dispor a pagar, vai ser bem alto (Muito maior que o Sêo Pimenta tá me pagando).
... Os cães ladram e a caravana passa... Ademam que vou em frente!
KKKKKKK

Anônimo disse...

Cosme que se cuide, acho que Zelão vai tomar o lugar dele.
Quem você vai colocar na MARA MATA E ROUBA ???

ATÔNITO com a guinada do Zelão

Anônimo disse...

PARADA DO BLOGÃO:

Todo o blog entendeu
Quando o Zelão mudou
Ninguém soube e nem viu
Foi quanto ele ganhou ....

Musicalmente ATÔNITO

Anônimo disse...

São Cosme, seu caruru tá cozinhando... kkkk

Zelão, tu me decepcionou!

Anônimo disse...

Zelão... Puto da Vida:

Cambada de malidicentes. Ocês só gostam de ver o circo pegando fogo, para assistirem aos palhaços sairem correndo.
Será qui ocês não possuem nem mais um pingo de "piedade cristã no coração"? Ocês, de tão acostumados que estão com corrupção, bois voadores, e outros denuncismos e empresas de lixo nem se permitem mais ao benefício da dúvida e vão logo acusando.
Ocês vão arder no fogo do inferno um dia. Quando ocês morrerm, o corpo vai em uma caixa de fósforos e a língua em uma carreta.