20 março 2008

Informática

Cidades como Vitória da Conquista, Feira de Santana e Jequié estão estruturando pólos de informática com foco no desenvolvimento de softwares.

O assunto foi abordado ontem num seminário realizado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Sebrae-BA.

Os pólos reunirão empresas de Tecnologia da Informação (TI), centros de pesquisa e instituições de fomento numa articulação com foco no desenvolvimento do setor no interior do estado. (Tribuna da Bahia).

A estruturação dessas novas unidades não significará qualquer tipo de prejuízo para o Pólo de Informática de Ilhéus, já que este é dedicado à produção de hardware (parte física das máquinas).

Na avaliação do empresário Carlos Mascarenhas, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Bitway, a criação dos pólos de software no interior chega em boa hora e vai gerar uma vantagem estratégica, com ganhos para toda a Bahia.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia,

Atuando no Polo de Ilhéus desde 1995, vejo que esses Polos irão chegar em boa hora. Antes tarde do que nunca.

Confirmando o que o companheiro Carlos Mascarenhas mencionou, esses Polos de Softwares, são fundamentais para o desenvolvimento de mão-de-obra especializada na Bahia.

O Brasil é um dos maiores desenvolvedores de softwares do mundo, e os seus profissionais são respeitados e requisitados em diversos países.

O maior polo de Software do Brasil, fica localizada em Recife (PE), e abriga as maiores empresas do Brasil nesse segmento.

Cristiano Carvalho
System Engineer Microsoft.
Network Specialist

Anônimo disse...

É, sem dúvida.

A Semp Toshiba em Salvador gerou uma grande "vantagem estratégica" para o Pólo de Informática em Ilhéus...

Anônimo disse...

A SEMP TOSHIBA não produz softwares e sim hardwares, mas infelizmente para nós, em outros tempos, preferiu instalar-se em Salvador-Ba.

É bom no entanto que ressaltemos que como informado pelo Deputado Walter Pinheiro, quando da sua visita a Ilhéus, o Governador Jaques Wagner estará brevemente viajando para a Califórnia, Estados Unidos, com o objetivo de negociar a vinda de grandes Empresas de TI´para a nossa cidade,como a HP e a LENOVO.

Carlos Mascarenhas

Anônimo disse...

Martí observa;

E o nosso amigo Rui Carvalho deveria acompanhar o governador nessa visita.

A menos que o secretário o tente boicotar.

Seria desde já uma demonstração de preocupação com o futuro de Ilhéus.