Curiosidades da política ilheense
O jornalista e advogado Valério Magalhães publicou em sua coluna no Diário do Sul um levantamento interessante sobre a política ilheense, notadamente sobre o domínio de duas categorias, no Palácio Paranaguá. Confira:
Médicos versus advogados em Ilhéus
Valério Magalhães
A recente história política e eleitoral de Ilhéus reflete um discreto cenário de embate entre dois segmentos profissionais da cidade, os médicos e advogados. Na disputa pelo poder, representantes dessas categorias lutam para protagonizar os capítulos da história.
• No atual cenário da sucessão municipal de Ilhéus, a quantidade de médicos na condição de prefeituráveis é a maior dos últimos tempos. No PT, Rui Carvalho. No Democratas, Antônio Espírito Santo. No PSDB, Mário Souza. No PSDC, Jorge Viana. No PMDB, Carlos Alberto Rabat. Será que citei todos...?
• Do outro lado, despontam na batalha, os advogados, que, por sinal, ganharam os últimos rounds. No PP, Jabes Ribeiro. No PSB, Newton Lima. No PSOL, Hernani Sá, estudante de Direito. Afinal, é curioso que os advogados tenham ocupado mais o poder na história recente de Ilhéus.
• O último médico a administrar Ilhéus foi o psiquiatra Nerival Rosa Barros. De lá para cá, à exceção de Herval Soledade e Valderico Reis, só deu advogado: Ariston Cardoso, Antônio Olímpio com dois mandatos, Jabes Ribeiro com três mandatos, João Lyrio e, agora, Newton Lima.
• E pelo cenário que temos, a polarização entre médicos e advogados vai continuar por um bom tempo. Mesmo que essa realidade não signifique diretamente um movimento articulado e orgânico dessas categorias profissionais.
7 comentários:
huhaushaushsauhshau concordo plenamente com o nosso querido e amigo V Magalhães.
Jabes é bacharel do tempo que não tinha exame da ORDEM.
Esqueceu de acrescentar a essa matéria direcionada e tendenciosa que JR não foi sempre advogado, portanto, deveria citar ele primeiro como professor no primeiro mandato.
Muito em pensada e escrita, alias direcionada, Porem concordo. O povo dirá. Saudade da assessoria é???
Prezado Valério Magalhães,
Para contribuir com o seu levantamento, informamos que o pré-candidato a prefeito do PSOL para as eleições municipais de 2008 é o professor, administrador, psicólogo e advogado André Luis.
Segundo o PIMENTA NA MUQUECA, na matéria sobre a conferência da juventude realizada recentemente em Itabuna, Hernani Sá é filiado e representante de um outro partido.
Em 20/12/2007 dirigentes, pré-candidatos, filiados e simpatizantes se reuniram no Bairro do Malhado/Ilhéus e definiu a pré-candidatura de André Luis/prefeito e 20 pré-candidaturas à Câmara Municipal. Os nomes serão homologados pela convenção municipal do PSOL em 20 de abril/2008 em local a ser definido.
O ruim é que médico já tem costume de que seus erros a terra cobrir.
Ass: Caio Taroba
Hernani Sá,
Ainda não advogado(estudante na UESC);ANALISTA DE SISTEMAS concursado no Ministério Público Federal
Postar um comentário