Guerra no planeta dos macacos
Gerson Menezes
publixcriativo@hotmail.com
Quem assistiu ao filme “Planeta dos Macacos”, uma obra de ficção, sabe que estou me referindo à civilização dos macacos que dominou a terra, após a hecatombe da terceira guerra mundial.
A ameaça iminente da eclosão de um conflito armado envolvendo Colômbia, Venezuela e Equador nos sugere que os “macaquitos” da não menos ficcional América do Sul estão dispostos a irem à guerra em nome da folclórica República Bolivariana. Nestes países, os povos miseráveis são governados por “caudilhos estúpidos e ignorantes”, travestidos de “libertadores”.
E, por trás de tudo, o dedo de um louco chamado Hugo Chávez que, na sua insanidade, buscava um motivo para exibir a sua expansão bélica que já soma algo em torno de 7 bilhões de dólares. Hoje, o alvo da intimidação é a Colômbia. Amanhã, todo continente sul-americano.
Chávez, que já tem o Equador como um dos seus satélites, empurrou o sindicalista presidente do Equador ao rompimento diplomático com a Colômbia, pela morte de dezessete guerrilheiros das Farc, que se homiziavam em território equatoriano.
Bandidos travestidos de libertadores mantêm presas centenas de civis colombianos e estrangeiros, para serem utilizados como moeda de troca para financiamento das suas atividades terroristas e do comércio de cocaína.
Governado por um presidente fraco e vacilante, temo que, perigosamente, o Brasil acabe se envolvendo neste conflito das “repúblicas das bananas”, em mais um gesto de incompetência e submissão diante das incontestes loucuras do ditador Hugo Chávez.
Não esqueçamos: Chávez é o mesmo que levou o “cocalero” Ivo Morales a invadir as instalações da Petrobras e forçar o Brasil a aceitar um novo acordo sobre a extração do petróleo e gás em seu território.
Ao ouvir as declarações do “enigmático” chanceler Celso Amorim, em nome do presidente Lula, a exigir uma retratação por parte da Colômbia, por ter perseguido e matado
Sinto arrepios só em pensar de que possamos nos envolver diretamente nessa guerra fratricida, em nome do “socialismo andino”, que se insinua em substituição ao fracassado socialismo cubano.
Vejo se repetir, em escala talvez maior, as loucuras bélicas que deram origem à “Tríplice Aliança” entre Brasil, Argentina e Uruguai, que dizimaram a florescente República Paraguaia. A insanidade de uns e a frouxidão conivente de outros podem nos levar à “guerra dos macaquitos”.
5 comentários:
Pela quantidade de armas que "el aloprado" comprou (aviões 24 + 100.000 metralhadoras, etc.) A qualquer momento ele vai querer usar lembra da Argentina?
Todo regime totalitário em fase de extinção comete o mesmo erro.
"Macaquitos Cegos" ou "O que eu não vejo não existe"
Vê-se com muita clareza que se trata de uma análise política feita por um dos muito bem informados publicitários grapiúnas. Não se conformam em fazer o papel de "primo pobre" dos Nizans, Dudas e Washingtons. Lá, eles ganham milhões por um mero conselho enquanto por aqui se fazem campanhas inteiras para ganhar apenas as comissões de mídia. Aceitem vocês ou não, esse é o papel relegado a nós, "macaquitos sulamericanos", "macaquitos nordestinos", "macaquitos itabunenses" dentro da cadeia alimentar do capital: as migalhas dos porcos. Mas a culpa deve ser toda dos comunistas e dos governos totalitários...não é isso? Soa como um mantra maldito, um lamento insurpotável, esse lenga-lenga anti-comunista de quem tem medinho da história. Parece que a eleição de Sarkosy, a crescente abertura chinesa e a renúncia de Fidel lhes enchem de esperança. Estufam o peito e sorriem jocosamente ao decretar o fim do socialismo... só enxergam o suficiente para sustentar o discurso mais conveniente. Não adianta espernear! O capitalismo moderno está ruindo... tensões sociais, crise ambiental, pirataria. O povo se levanta, por mais questionáveis que sejam suas lideranças. E para o desespero de los macaquitos ceguitos... se levanta logo ali ao lado. E não adianta também, por conta dessa infame cegueira, fingir que nada disso está acontecendo. O sonho ruim não vai acabar com um beliscão... é uma pena que, para alguns, a insurgência popular seja esse tal sonho ruim.
Parece que o publicitário em questão não sabe o conceito de SOBERANIA. Ao que parece, esquece a Colômbia tb já invadiu uma base brasileira na Amazônia e depois, admoestada, teve que se retirar.
Existiu uma clara violação à soberania do Equador que deve ser recomposta por um pedido de desculpas, fato que vem sendo intermediado pelo Brasil.
Ademais, a Colômbia deveria combater, primeiro, a querrilha que está instalada em seu espaço territorial e, ems eguida, buscar a cooperação do países vizinhos.
Não sou favorável a Hugo Chaves, até mesmo porque o considero um grande hipócrita. Diz-se inimigo dos EUA, mas continua a vender seu petróleo para os ianques. Mas dizer que o Brasil sujeita-se a Hugo Chavez é crítica que nem merece ser comentada, haja vista o Brasil ter sempre pautada sua atuação externa pelas vias diplomáticas.
Sendo assim,não merecem prosperar tais críticas, já que houve uma tentado à soberania do Equador. E se fosse no Brasil, o nobre publicitário exigiria ou não um pedido de desculpas. Não me venha dizer que a Colômbia possui documentos que provam a ligação dos guerrilheiros com o Equador. Documentos forjados para justificar o ataque à soberania não vale. Se já sabiam da ligação do Equador com os guerrilheiros, por que não divulgaram isso antes?
Zelão, aos "camaradas"; anônimo disse e anônimo II:
"...Como eram doces os meus sonhos. Eu sonhava que da pequenina Ilha de Cuba, feita de ponte pelo comunismo e rublos que vinham de Moscou, nós criaríamos nas Américas, o socialismo crioulo, indio e mestiço.".
Pois é "camaradas", dos sonhos restaram apenas saudades: - Do comunismo financiado por Moscou, nada mais resta, nem mesmo a Russia Gigante, pátria-mãe do comunismo travestido de socialismo, existe mais.
Os velhos companheiros daqui, hoje são prósperos burguêses, com direito a Cartão Corporativo. Se dispersaram e nem mesmo na cadeia se juntam.
São os novos e modernos tempos que até a China se rendeu. Só aqui, nas "repúblicas das bananas", ainda se encontram "macaquitos saltitantes, sendo treinados para entoarem a "Internacional".
Viva a Revolução!!!!
Desde Marx se anuncia o fim do Capitalismo, mas o que ruiu mesmo foi o Muro de Berlim.....
Postar um comentário