O porto ilheense e a reação do governo
Encarado com grande ceticismo pelo trade turistíco ilheense, o complexo portuário intermodal que deve ser implementado na zona norte do município é visto, pelo governo Wagner, como a redenção da economia sul-baiana.
De acordo com as secretarias estaduais envolvidas no projeto, a estimativa é de que sejam investidos R$ 4 bilhões no novo porto em Ponta da Tulha. Tocado pela iniciativa privada, ele deverá gerar entre 8 mil e 10 mil empregos, segundo o governo.
- O Porto Sul é caracterizado como um porto off shore. Como as embarcações atracam a grande distância da praia – no caso específico, a três quilômetros –, não há danos para o ecossistema local. O sul da Bahia foi escolhido justamente por apresentar as melhores condições naturais para esse tipo de porto - diz o governo.
O complexo intermodal envolverá porto, ferrovia, hidrovia, rodovia e aeroporto. O governo estadual parte para uma contra-ofensiva às críticas sofridas ao projeto, principalmente as oriundas de institutos ligados ao meio ambiente, como o Floresta Viva. Leia mais
6 comentários:
Pimenta:
Para dar ainda mais segurança de que os aspectos ambientais estão sendo levados em conta e que os impactos ambientais serão minimizados, basta colocar como condicionante, a Certificação ISO 14001:2004 - Sistemas da gestão ambiental - Requisitos com orientações para uso, tanto das obras de construção como da operação do complexo portuário.
Com isto, teremos certeza de que o Porto Sul trará progresso para a nossa região, sem causar impacto ambiental adverso no meio ambiente.
Carlos da Silva Mascarenhas
mascarenhas@bitsnet.com.br
QUEM FOR CONTRA...É CONTRA O EMPREGO..É CONTRA NOVA MATRIZ DE DESENVOLVIMENTO...É CONTRA ILHÉUS ...POIS O "TRADE" TURISTICO...ATÉ HOJE NADA PROVOU O QUE FAZ DE BOM PARA ILHÉUS...TURISMO DE "IMAGINAÇÃO"...TURISMO DE TELEVISÃO...POIS TURISMO DE VERDADE.. ILHÉUS NUNCA TEVE E NUNCA VAI TER...
Como professor da disciplina GESTÃO AMBIENTAL da UNIFACS endosso os comentários do Carlos Mascarenhas. Isso é o mínimo que podemos exigir. É importante que a sociedade se mobilize para que a questão ambiental seja levada em conta. É preciso sensibilizar os técnicos do Centro de Recursos Ambientais que concederão as licenças para o empreendimento.
Marcos Oliveira
www.qualitas.eng.br
Especialista em certificação ISO 14001
alguem diga aí o que gente como luigi massa e outros "hoteleiros" já deram a Ilhéus. quantos empregos geraram? quanto de impostos pagaram? o ex-prefeito jabes ribeiro vivia reclamando que eles não pagavam imposto.
se ilheus não quiser, pode oferecer o porto aqui pra Itacaré que a gente topa na hora
A rede hoteleira alem de sonegar impostos, paga muito mal (salário mínimo), e só contrata na alta estação.Boa parte dos hoteis e pousadas são forma de legalizar dinheiro duvidoso.
Nos paises desenvovidos, quando se trata de emprego/lucro, o ambiente é o item que vem por ultimo.
Postar um comentário