26 março 2008

Políticos avançam em rádios e TVs

Do blog Política Livre

O número de políticos empresários da mídia está crescendo no Brasil. É o que informa o levantamento divulgado esta semana pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom). O estudo diz que, no País, 271 políticos são sócios ou diretores de 348 emissoras de televisão e rádio.

Desses, 147 (54,24%), são prefeitos, 48 (17,71%) são deputados federais; 20 (7,38%) são senadores; 55 (20,3%) são deputados estaduais e um é governador. A pesquisa não contabiliza os vínculos indiretos - por meio de parentes e laranjas. No caso dos prefeitos, as mídias mais apreciadas são as rádios AMs (ondas médias) e as rádios comunitárias.

Já os senadores e deputados aparecem como proprietários de mídias com maior cobertura, como as TVs e FMs. No que diz respeito às regiões, o “coronelismo eletrônico” tem mais força no nordeste, onde prevalecem políticos controlando meios de comunicação.

Quanto aos partidos, o controle se configura da seguinte forma: 58 pertencem ao DEM, 48 ao PMDB, 43 ao PSDB, 23 são do PP, 16 do PTB, 16 do PSB, 14 do PPS, 13 do PDT, 12 do PL e 10 do PT. Os números apresentados resultam do cruzamento de dados da Anatel com a lista de prefeitos, governadores, deputados e senadores de todo o País.

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