28 agosto 2006

Amurc culpa a imprensa por fracasso da vassourada

Como sempre, a culpa foi da imprensa. Diretores da Amurc declararam em uma reunião que os jornais, rádios e emissoras de televisão foram os responsáveis pelo fiasco do "Levante do Cacau".

O protesto, que aconteceu na sexta-feira, 25, em Itabuna, reuniu pouca gente, a maioria funcionários da Prefeitura obrigados a abraçar uma causa com a qual não têm a menor intimidade ou simpatia. Não fosse a pressão exercida sobre os barnabés, o vazio seria ainda maior.

Segundo diretores da Amurc, o evento foi mal-divulgado. Pior: a repercussão deu destaque a fatos negativos, como a baderna na agência do Banco do Brasil, onde um sindicalista saiu agredido e deu queixa na polícia.

Na noite de sexta, na TV Cabrália, o programa Alerta Total criticou duramente o protesto. Dizem haver mais que razões jornalísticas para as críticas. A emissora foi discriminada na distribuição da publicidade do Levante. Abocanhou uns R$ 800,00, contra R$ 10 mil da Santa Cruz.

Houve choro e ranger de dentes, além de muita desorganização e escrachado uso político de um protesto fecundado por teorias conspiratórias. Os produtores melhor intencionados anteviram a presepada e escapuliram a tempo.

Não cheirou bem Franco Timóteo - o homem que diz ter trazido a vassoura-de-bruxa para a região - participar de reunião com produtores antes do protesto. Imaginemos um cacauicultor nesse encontro macabro. Olha pra frente e vê Maria Alice, mira para o lado e lá está Franco Timóteo, vira para o outro lado e se depara com Villy Modesto. Imediatamente, ele percebe que se encontra em um circo de horrores e dá no pé.

Mas a culpa, como sempre, é da imprensa.

Nenhum comentário: