31 agosto 2006

Para refletir

Fernando Rodrigues, jornalista experiente e com anos de cobertura política em Brasília, traz uma nota em seu blog que leva à reflexão (reprodução abaixo!). Rodrigues é da Folha de São Paulo e se tornou famoso pela série de reportagens sobre a compra de votos para a emenda da reeleição, em 1996. Nela, políticos apareceram dizendo ter recebido R$ 200 mil para aprovar o projeto que interessava ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, àquela altura no primeiro mandato e querendo - teve! - outro mandato.


"O risco da vitória ou da derrota acachapante


O Sensus está apontando para uma vitória como nunca se viu na eleição presidencial. Todas as pesquisas reservadas dos candidatos já mostravam isso desde o fim de semana.

É momento para reflexão. O Brasil está tão bem a ponto de um presidente da República, Lula, ter tamanha aprovação? O voto é soberano e o eleitor deve saber o que está fazendo. Mas o momento oferece uma oportunidade para pensar sobre o estado da política no país. Será inédito o tamanho do a ser conferido a Lula e ao PT depois desta eleição --a serem confirmados os números das pesquisas, é claro.

Lula e o PT estão maduros o suficiente? Vamos todos saber na prática. E os partidos que se dizem de oposição, mas que estão babando de vontade para aderir a Lula? O que será deles?

O pior dos mundos é se sair mesmo o tal acordão unindo os principais partidos a partir de 2007. Sem diversidade não há democracia."

Nenhum comentário: