26 agosto 2006

Isso que é uma 'zorra total'

MATÉRIA DO FOLHA ON LINE:

Após ser acusado de assediar atrizes, diretor do "Zorra" é demitido


Fábio Guimarães, um dos diretores do "Zorra Total", foi demitido anteontem pela TV Globo após circular na emissora um e-mail, com mensagens de conteúdo pornográfico, que ele teria trocado com uma atriz do humorístico por cerca de três meses --período em que os dois teriam tido um caso, segundo a suposta figurante. A autora do e-mail também acusa o diretor de escalar atrizes para o programa em troca de sexo.

Ontem, a Globo confirmou a demissão de Guimarães, mas afirmou não ter provas contra ele. Para afastá-lo, a empresa alegou quebra de confiança.

A autora do e-mail, que se identificou como Lu, disse ser atriz e jornalista e atuar como figurante do "Zorra Total". A mensagem foi enviada à diretoria da Globo, a colegas de trabalho e a veículos de comunicação. Além da correspondência do casal, o e-mail trazia fotos de masturbação.

Na mensagem eletrônica que chegou à Redação do Agora, a suposta atriz disse ainda que duas colegas suas deixaram de ser escaladas para o humorístico quando se recusaram a sair com Guimarães. Lu, que admite ter se envolvido com o diretor por "interesses profissionais", teria se revoltado quando não conseguiu um papel fixo na figuração.

Segundo o e-mail, a atriz e Guimarães se conheceram durante um curso que ele ministrou em Ribeirão Preto, no começo do ano. Em maio, ela teria feito o primeiro contato, por e-mail. A partir daí, os dois teriam começado a trocar correspondências. Eles só teriam consumado a relação, de acordo com o e-mail, quando a atriz já fazia parte do casting de figurantes do "Zorra Total".

No e-mail, em uma das supostas mensagens trocadas entre ele e a atriz, Guimarães também teria chamado o diretor-geral do humorístico, Maurício Sherman, de "gagá", além de chamar o programa de merda e dizer que chegava à emissora na hora que quisesse.

Ainda de acordo com a correspondência, os dois mantiveram encontros, sempre no período da manhã, em motéis na região da Barra da Tijuca --bairro próximo ao Projac. Os encontros eram "secretos", segundo a atriz, porque o diretor é casado.

O Agora tentou entrar em contato com a atriz ontem, mas ela não respondeu ao e-mail da reportagem. O diretor Fábio Guimarães também não foi encontrado. Até cursos que ele ministraria na próxima semana, em uma casa cultural do Rio, foram cancelados.

Outro lado

A CGCOM (Central Globo de Comunicação) diz que não tem prova nenhuma contra o diretor Fábio Guimarães, afinal não tem certeza se foi ele mesmo quem trocou e-mails com a pessoa que se diz figurante do "Zorra Total".

Guimarães, que ficou quase dez anos na emissora (dirigiu "Malhação" e, atualmente, estava no "Zorra Total"), vai ganhar seus direitos trabalhistas. Segundo a assessoria da Globo, o diretor não foi demitido por justa causa.

Ainda de acordo com a CGCOM, a autora do e-mail sequer se identifica, diz apenas que se chama Lu. A assessoria da emissora afirma também que Guimarães foi demitido porque houve quebra de confiança entre o funcionário e a empresa. "Apesar de ser um assunto pessoal dele, houve uma exposição que deixou a Globo em uma situação desconfortável", fala a assessoria.

Comentário do Blog:
Essa história de que o diretor foi demitido por assediar as figurantes é, como dizia um amigo meu, tertúlia flácida para acalentar bovino (uma variante de "conversa mole para boi dormir"). Os diretores costumeiramente assediam as moças e isso não é novidade. Fábio Guimarães caiu mesmo porque disse que o programa que dirige é uma "merda".
Muitas vezes se paga um preço alto por falar a verdade.

Nenhum comentário: