31 agosto 2006

"Souto ganhou o debate" na Band

Garimpando na internet, encontramos ótimo comentário de Jânio Lopo, na Tribuna da Bahia, sobre o debate de segunda passada. Reproduzimos, abaixo.

"Souto ganhou o debate

Quem melhor se saiu no debate promovido pela Band na noite de anteontem foi o governador Paulo Souto. Não foi questionado e nem precisou responder a uma única pergunta. Pode até não ter subido no índice de intenção de voto, mas, com pouquíssima margem de erro, não desceu um centímetro no item aprovação popular. Souto foi exemplar. Quando instigado pelos adversários, não estava nem aí nem chegando. Não falou nada. Deixou que falassem por ele. Souto deu a entender que enquanto o couro comia no estúdio da Band, ele entrava no décimo sono. Não entendo nada da matéria, mas especialistas (nunca consultei um) apontam o décimo sono como o melhor de todos. O governador quer a reeleição mas, de preferência, sem precisar se aporrinhar com os desaforos alheios. Todas as pesquisas apontam sua vitória ainda no primeiro turno. Torço pelo segundo turno. Torço para que todas as pesquisas sejam desmentidas nas urnas.
Mas Souto está de bem com o eleitorado - ou seria o contrário? Pouco importa. Importa é que um debate depois das 22 horas, com término após meia-noite é tão empolgante quanto um longo discurso de Geraldo Alckmin. A maioria desliga o televisor. Para os que preferem apenas saber do resultado do debate e, por uma coincidência da vida lêem esse comentário, insisto: Souto foi o grande vencedor. O petista Jaques Wagner marcou um importante tento. Não no confronto da Band, mas no horário eleitoral às 20h30.
Não sei se era essa a sua intenção, mas ele conseguiu tirar o PFL do sério através das críticas aos programas do governo do Estado, sobretudo ao Cabra Forte. Se essa estratégia (seria mesmo uma estratégia?) vai render ou tirar-lhe votos, ninguém sabe. Entretanto, o cabra mostrou-se fraco ao sair batendo no PT e em Wagner, particularmente. O petista precisa polarizar com o PFL e agora já sabe o caminho. É só aperfeiçoar o tom da provocação e deixar que cada um ajuste a carapuça ao seu modo.
Para encerrar: Souto vai ganhar novamente os próximos debates. Basta não comparecer a nenhum deles. A propósito, sua excelência o governador do Estado pisou mesmo os pés na Band? Sinceramente não sei. Sei, porém, que ele foi o maior beneficiado. Alguém jura ter visto seu vulto sendo carregado por populares à saída da emissora. Não vi. Acho que há muita gente sonhando acordada. Como eu, por exemplo."

Nenhum comentário: